
Além das avaliações clínicas, foram realizados agendamentos para outras especialidades odontológicas e, em alguns casos, cirurgias imediatas
Edição Scriptum com Prefeitura de Ribeirão Preto
Em mais uma iniciativa voltada à solidariedade social, a gestão do prefeito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva (PSD), promoveu esta semana, em parceria com a Faculdade Anhanguera, ação para oferecer atendimento odontológico a pessoas em situação de rua. Visando a promoção da saúde e a dignidade dessa parcela da população, usuários do Centro POP da cidade – unidade de referência especializada no atendimento de pessoas em situação de rua na cidade – receberam avaliação odontológica completa.
Os atendimentos ocorreram na Escola de Pós-Graduação em Odontologia Estudare e contaram com a participação de alunos do sétimo semestre do curso de Odontologia, supervisionados por seus professores orientadores. Além das avaliações clínicas, foram realizados encaminhamentos à rede pública, agendamentos para outras especialidades odontológicas e, em alguns casos, cirurgias imediatas, o que reforça o caráter resolutivo e humanizado da ação.
Após as consultas, os usuários que receberam prescrição médica foram acompanhados até a UPA mais próxima para a retirada dos medicamentos, retornando posteriormente ao Centro POP. Essa articulação entre os serviços é um dos compromissos da administração municipal com o cuidado integral e a continuidade do atendimento, fortalecendo a atenção humanizada à saúde bucal.
“Essas ações mostram que o nosso trabalho vai além da assistência básica. É um olhar de cuidado e valorização de cada pessoa, garantindo acesso à saúde, cidadania e dignidade”, destacou o secretário municipal de Assistência Social, Júlio Balieiro.
A iniciativa terá continuidade na próxima semana, com o atendimento na terça-feira (21) dos retornos agendados, ampliando o alcance do serviço e beneficiando ainda mais pessoas em situação de rua na cidade.