A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, reuniu esta semana vereadores, jornalistas e representantes da sociedade para esclarecer dúvidas sobre os projetos de mobilidade urbana que a cidade deve começar a implantar, com recursos do PAC II. Os corredores estruturais que integram as obras trarão mais agilidade e melhor desempenho ao transporte coletivo, além de mais conforto aos usuários de ônibus
A prefeita salientou a importância da agilidade para o início das obras e todo o trabalho desenvolvido por ela e sua equipe para que Ribeirão Preto, dentre os mais de cinco mil municípios brasileiros, conseguisse a aprovação dos projetos por parte do Governo Federal.
“Foram várias reuniões realizadas junto a representantes do Governo Federal, estudos sérios, elaboração de projetos feitos com uma equipe técnica especializada. Trabalhei incansavelmente por um ano para conseguir a verba. Portanto, deixo claro que se a obras não saírem, essa culpa não pode ser atribuída a mim”, disse Dárcy.
No total, as obras estão divididas em duas licitações, uma para o corredor estrutural Norte-Sul, orçado em R$ 153,7 milhões; a outra para o corredor estrutural Leste-Oeste, no valor de R$ 100,6 milhões. Serão 56 quilômetros de corredores estruturais, sendo quatro eixos, Norte/Sul 1 e 2, Leste/Oeste 1 e 2, operados com ônibus tipo padron.
Os corredores estruturais serão dotados de toda a infraestrutura necessária, como, por exemplo, pavimento em concreto no ponto de parada, recapeamento, tratamento das valetas, reposicionamento dos locais de embarque e desembarque, implantação de abrigos padronizados, padronização do piso da calçada no local do abrigo, implantação de painel de informação com relação de linhas e horários de passagem previstos e mapa dos arredores.