Os estudos foram desenvolvidos com base nos dados de uma pesquisa de origem e de destino realizada em cinco mil domicílios, bem como em um amplo conjunto de outras pesquisas.
Plano de Mobilidade Urbana norteará ações para a cidade até 2025

Plano de Mobilidade Urbana norteará ações para a cidade até 2025

A Prefeitura de Ribeirão Preto, administrada por Dárcy Vera (PSD), divulgou em seu portal na internet o Plano de Mobilidade Urbana do município, com o objetivo de receber sugestões da população.

O documento foi elaborado pela empresa Oficina Engenheiros Consultores Associados, em conjunto com a Transerp, empresa que gerencia o trânsito e o transporte urbano, e a Secretaria Municipal de Planejamento.

O Plano de Mobilidade e Transporte é um importante instrumento para o planejamento de ações públicas no campo do transporte urbano visando atender de modo satisfatório as necessidades de mobilidade da população e do desenvolvimento urbano.

O documento apresenta uma reflexão sobre as características e atuais condicionantes dos sistemas de mobilidade da cidade, do qual derivam as diretrizes de atuação e os projetos estratégicos que deverão ser implantados visando superar os problemas atuais e prevenir os problemas futuros, que surgirão, caso nada venha a ser feito, em razão do desenvolvimento urbano, social e econômico esperados para o futuro.

Os estudos foram desenvolvidos com base nos dados de uma pesquisa de origem e de destino realizada em cinco mil domicílios, bem como em um amplo conjunto de outras pesquisas.

Foram realizadas pesquisas de entrevistas nos acessos rodoviários da cidade (pesquisa de linha de contorno); pesquisas de contagens de tráfego e estimativa de ocupação dos veículos, ambas realizadas em locais estratégicos da malha viária (pesquisa linha de controle); pesquisa de velocidade e retardamento em rotas de circulação; pesquisa de embarque e desembarque do transporte coletivo; pesquisa de contagem classificada de tráfego em locais de maior concentração de tráfego.

Foi preparado, ainda, um modelo matemático de simulação de transporte apoiado em um software especializado em planejamento de redes de transporte, que permitiu a projeção das viagens para o ano horizonte deste estudo (2025) e também a simulação do desempenho das redes viárias e de transporte coletivo propostas.

Para as projeções das viagens do horizonte futuro foi realizado um estudo de cenário urbano de desenvolvimento populacional e econômico, devidamente especializado para as várias áreas do município.