Uma das mais tradicionais salas paulistas recebe homenagem, exposição e espetáculos

 

Cerimônia oficial de aniversário reuniu autoridades locais e convidados para a apresentação da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto

 

Edição Scriptum com Prefeitura de Ribeirão Preto

 

Uma das mais tradicionais salas de teatro do Estado de São Paulo, o Theatro Pedro II, patrimônio cultural, histórico, artístico e turístico de Ribeirão Preto, completou 95 anos na quarta-feira (8). Para celebrar a data junto à população, a Fundação Dom Pedro II preparou uma série de comemorações gratuitas ao longo do dia. Logo pela manhã, a cerimônia oficial de aniversário reuniu autoridades locais, como o prefeito Ricardo Silva (PSD), e convidados para a apresentação da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, reafirmando o Theatro como espaço de referência na cena cultural.

Ricardo Silva relembrou a importância histórica e cultural do espaço, que precisou ser reconstruído após um incêndio e é considerado o terceiro maior teatro de óperas do País. “São 95 anos de história. Estamos celebrando um lugar que é lindo pela estética, lindo pela trajetória e ainda fazendo com que as pessoas simples, mais humildes, tenham acesso a esse espaço tão importante”, disse.

No período da tarde, o Theatro abriu as portas para a população visitar uma exposição imersiva, produzida pela artista Flávia Junqueira, de São Paulo, que transformou o espaço em um cenário lúdico e poético. A iniciativa cria um ambiente capaz de transportar o público para as memórias da infância e universo dos sonhos.

À noite, o público pode acompanhar um show à luz de velas com Projeto Starlight Concerts, que une orquestra e um repertório de clássicos do rock. O show encanta os espectadores com um espetáculo sinestésico de luzes e sons, transformando completamente o espaço do Theatro, evocando a sensação de estar sob um céu estrelado. Velas cuidadosamente posicionadas iluminam o ambiente, criando uma cena celestial que intensifica a experiência sensorial. Foram distribuídos mais de mil ingressos gratuitos à população.

Inaugurado em 1930, o Theatro Pedro II é um patrimônio cultural tombado, considerado marco simbólico de nossa cultura e reconhecido como o terceiro maior teatro de ópera do Brasil. Sua trajetória, marcada por eventos memoráveis e pela reconstrução após o incêndio de 1980, consolida-o como referência local, regional e nacional, promovendo não apenas espetáculos artísticos, mas também a preservação da memória coletiva.