Ela quer expandir o Centro Dia do Idoso para mais cidades; espaços atendem pessoas com mais de 60 anos, que passam o dia com a supervisão de profissionais da saúde, recebem alimentação e participam de atividades.
Rita Passos comemora a vitória ao lado do marido, Herculano Passos.

Rita Passos comemora a vitória ao lado do marido, Herculano Passos.

Os idosos, que já são cerca de 20% da população brasileira, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estão entre as prioridades do novo mandato da deputada estadual Rita Passos (PSD), reeleita no último domingo (5) pela terceira vez, com 92.362 votos.

“Com o envelhecimento da população, é cada vez mais necessário o investimento público para oferecer mais qualidade de vida a pessoas dessa essa faixa etária”, diz ela. Assim, uma das prioridades da deputada é a expansão do Centro Dia do Idoso para mais cidades do Estado.

O projeto foi criado em 2006, em Itu, quando Rita foi presidente do Fundo Social de Solidariedade da cidade. São espaços que atendem pessoas com mais de 60 anos. Neles, idosos podem passar o dia com a supervisão de profissionais da saúde. Se alimentam adequadamente, recebem orientação e ajuda com higiene pessoal e participam de atividades culturais e sociais.

A ideia deu tão certo em Itu que Rita Passos adotou-a para outros municípios paulistas quando assumiu a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo. Entre 2009 e 2010, período em que esteve à frente da secretaria, o Centro Dia do Idoso tornou-se um programa estadual e chegou a mais de 40 municípios paulistas.

O Centro do Idoso em Itu

O Centro Dia do Idoso em Itu: programa chegou a mais de 40 municípios paulistas

Também está entre os projetos prioritários de Rita a regulamentação da lei de sua autoria, sancionada pelo governador Geraldo Alckmin em 2012, que prevê multa a quem passar trotes em serviços públicos de emergência como o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O valor das multas, prevê a lei, será revertido na ampliação e modernização das unidades operacionais de cada serviço.

A melhoria das estradas vicinais do Estado de Paulo, a ampliação de recursos para investimento em saúde e educação e para entidades assistenciais também estão entre as bandeiras que a deputada vai defender. “Estou muito confiante e feliz por ter a oportunidade de dar continuidade ao meu trabalho”, diz ela. “Vou batalhar muito por melhorias para os municípios.”

Rita Passos está entre os quatro deputados do PSD eleitos para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Marta Costa e Milton Vieira foram reeleitos. O coronel Álvaro Camilo, vereador na Capital paulista, ganhou seu primeiro mandado na Assembleia Legislativa.