Gestão do prefeito Estanislau Steck (PSD) adota equipamento que ajuda na zeladoria urbana com a identificação de vazamentos, lançamentos irregulares e entupimentos

O prefeito Estanislau Steck

 

Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Louveira

 

Em Louveira, município de cerca de 51 mil habitantes do interior do Estado de São Paulo, a gestão do prefeito Estanislau Steck (PSD) utiliza um robô que identifica vazamentos, lançamentos irregulares e entupimentos nas redes de água e esgoto. O equipamento pode ser movido em tubulações de 150 milímetros de diâmetro e tem uma câmera acoplada a um acessório semelhante a um carrinho de controle remoto, que possui tração nas quatro rodas para vencer obstáculos.

O robô capta imagens em até 360º, que são enviadas diretamente para um monitor e analisadas por técnicos da Secretaria Municipal de Água e Esgoto. Ao identificar ligações clandestinas ou irregulares, o equipamento informa a localização, possibilitando que as obras de correção sejam feitas somente no local prejudicado, sem a necessidade de grandes intervenções em vias públicas. “A gente consegue ver o estado da tubulação, se ela já está corroída ou cheia de gordura e se vamos precisar substituí-la. Conseguimos detectar o principal fator do lançamento clandestino. No final das contas, ganhamos muita eficiência com esse trabalho”, afirma o secretário municipal de Água e Esgoto, Mateus Arantes.

O equipamento é uma das ferramentas que a administração municipal utiliza no programa Prefeitura Bairro a Bairro, que atualmente está executando serviços de zeladoria no Jardim Mirante, Jardim Vista Alegre, Jardim Amazonas, Cavalli e Terra da Uva. Confira aqui a programação do projeto.