Gestão do prefeito do PSD melhorou o desempenho do município no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb). Estudo avalia taxa de alunos matriculados no Ensino Médio, escolaridade de professores, entre outros quesitos

O prefeito Rogério Franco: “Estamos investindo pesado na reforma de dezenas de escolas e na melhoria das condições de trabalho e estudo”

O trabalho realizado pela gestão do prefeito de Cotia, Rogério Franco (PSD), garantiu avanços no setor educacional no município da Região Metropolitana de São Paulo, que tem cerca de 257 mil habitantes. Entre 2015 e 2021, a nota da cidade no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb) saltou de 4,8 para 5,4 — em uma escala de 0 a 10. A íntegra do estudo pode ser conferida aqui.

Realizado a cada dois anos pela Comunidade Educativa CEDAC, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), o levantamento leva em consideração critérios como a taxa de alunos matriculados no Ensino Médio, a escolaridade dos pais e professores do município e a nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), sistema de avaliação promovido pelo governo federal.

Franco, que está no segundo mandato e exerce o cargo desde 2017, comemorou o desempenho de sua gestão. “Esse resultado é reflexo de uma série de fatores que beneficiaram a educação. No tocante à rede municipal, promovemos palestras, capacitações e atualizações para os professores. Implantamos material pedagógico de qualidade em toda a rede e valorizamos os servidores. Estamos investindo pesado na reforma de dezenas de escolas e na melhoria das condições de trabalho e estudo. Vamos avançar mais”, destacou o prefeito.