Pela 15ª vez consecutiva, o número de roubos cresceu no Estado de São Paulo, no mês de agosto, de acordo com os números anunciados nesta quarta-feira (24) pela Secretaria da Segurança Pública do Estado e publicados na edição de hoje dos principais jornais paulistas. O número de roubos teve crescimento de 11,7% e o Estado registrou, ainda, aumento no número de latrocínios.
Conforme lembra a edição de hoje do jornal O Estado de S. Paulo, “para enfrentar a tendência de crescimento dos roubos, que parece resistir a todas as ações policiais preventivas – nos outros meses, a secretaria já apostou em grandes operações contra o Primeiro Comando da Capital (PCC), mudança nos comandos da Polícia Militar e operações em bairros com altos índices de criminalidade -, o governo de São Paulo estuda agora duas medidas”. Leia aqui a íntegrada reportagem do jornal.
Segundo o Estadão, a primeira dessas medidas é pedir que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determine o bloqueio dos aparelhos de telefonia celular com queixa de roubo, o que tornaria desnecessário que o dono fizesse a solicitação, bastaria o registro na polícia. A segunda é deixar de cobrar a taxa pela segunda via da carteira de identidade, o RG.