O deputado José Bittencourt diz que a ideia surgiu após ouvir relatos de familiares de presos que já haviam passado pelo constrangimento. Para elaborar o PL, o deputado se reuniu com a Defensoria Pública e com a Pastoral Carcerária.

Bittencourt (1)
O vexame ​ao qual visitantes de estabelecimentos prisionais do Estado de São Paulo são submetidos para entrar nos presídios está prestes a terminar. ​No dia 13 de agosto foi sancionada pelo governo estadual lei de autoria do deputado José Bittencourt, do PSD, que proíbe a revista íntima de visitantes em presídios, considerada vexatória e violenta, nos 160 presídios do Estado.
O deputado José Bittencourt diz que a ideia surgiu depois de ouvir relatos de familiares e amigos de presos que já haviam passado por tal humilhação. Para elaborar o PL, o deputado se reuniu com a Defensoria Pública e com a Pastoral Carcerária.
Assim, os visitantes não serão mais obrigados a se despir, agachar e se submeter a exames invasivos. A revista deverá ser feita por scanners, detectores de metal, aparelhos de raio X e métodos que resguardem a dignidade do visitante.
A lei vai beneficiar os parentes e amigos de 200 mil detentos em prisões paulistas, a maior população carcerária do País.