![Letícia Teixeira/Prefeitura de São Caetano](https://psd.org.br/wp-content/uploads/2024/12/Leticia-Teixeira-Prefeitura-de-Sao-Caetano-Unidade-Adib-Jatene.-Ieda-e-Auricchio.jpg)
Ao lado de Ieda Jatene, o prefeito José Auricchio Jr. homenageia o ex-ministro Adib Jatene durante inauguração do espaço
Redação Scriptum com site ABCD Real
O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior (PSD), inaugurou no sábado (14) o Pronto Cardio – Unidade Hospitalar Cardiovascular Doutor Adib Jatene, no bairro Olímpico. Com o novo equipamento público, a população do município da região do ABC Paulista vai contar com atendimento 24 horas por dia para emergências vasculares periféricas, neurológicas e cardiológicas. Ao todo, a prefeitura investiu R$ 12 milhões na obra. “São Caetano muda o patamar de assistência à saúde a seus moradores, avançando para os atendimentos de alta complexidade com grande qualidade e melhora nos resultados e prognósticos para infarto, AVC e outras patologias cardiovasculares”, afirmou Auricchio.
Durante o evento de inauguração, o prefeito também parafraseou o cardiologista e ex-ministro da Saúde Adib Jatene (1929-2014), homenageado pela obra da administração municipal. “A função do médico é curar. Quando não pode curar, precisa aliviar. E quando não pode curar e nem aliviar, precisa confortar. Médico precisa ser especialista em gente”, disse Auricchio.
A cardiologista Ieda Jatene, filha de Adib, representou a família no evento. “É motivo de muito orgulho recebermos essa homenagem, que combina muito com o legado do doutor Adib Jatene, de respeito, ética e competência. Ele ficaria admirado com essa estrutura.”
Entre os serviços que serão oferecidos na unidade hospitalar estão o cateterismo, angioplastia, estudo eletrofisiológico, intervenções em cardiopatias congênitas, ultrassonografia, eletrocardiograma e exames de sangue. Além de três leitos de recuperação anestésica, o Pronto Cardio conta com dez leitos para internação cardiológica e um para pacientes que precisam ficar isolados. “Esta entrega certamente foi o maior desafio da minha vida profissional. Estamos, mais uma vez, reforçando a posição de São Caetano como expoente da saúde pública nacional”, frisou o secretário municipal de Saúde, Guilherme Esposito.