
São José dos Campos reforça sua posição como um dos principais polos de empreendedorismo do Brasil
Edição Scriptum com Prefeitura de São José dos Campos
Com a oferta de estrutura e serviços ágeis e eficientes, a gestão do prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), vem atraindo um número crescente de empreendimentos para a cidade. Até o dia 20 de outubro, por exemplo, a cidade registrou 15.993 MEIs (Microempreendedores Individuais) e 4.407 empresas de outros portes, totalizando 20.400 novos CNPJs apenas neste ano — o maior volume desde o início da série histórica, em 2016.
No ano passado, por exemplo, foram criadas 22.258 novas empresas — o maior número de aberturas da série histórica —, marca que deve ser superada até o fim de 2025. As informações são da Sala do Empreendedor e incluem tanto MEIs, como outros regimes jurídicos.
De acordo com o relatório, a maior parte dos atendimentos ocorreu de forma presencial (11.537), mas os serviços digitais (9.743) continuam em alta, refletindo a modernização dos canais de apoio e a integração com a plataforma federal Mapa de Empresas, do Governo Federal.
Os dados da Sala do Empreendedor também mostram que os meses de janeiro, julho e setembro foram os mais movimentados para novos registros, cada um superando a marca de 2 mil aberturas.
Com esse desempenho, São José dos Campos reforça sua posição como um dos principais polos de empreendedorismo e inovação do Brasil, impulsionado pelas políticas de simplificação de abertura de negócios, atendimento ágil e apoio contínuo aos empreendedores locais.