Redação Scriptum com Prefeitura de São José dos Campos
Entre janeiro e setembro de 2023, São José dos Campos, município do interior de São Paulo governado pelo prefeito reeleito Anderson Farias (PSD), teve queda de 48% no número de furtos de veículos, em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com dados divulgados pela secretaria estadual de Segurança Pública, o total de ocorrências desse tipo de crime caiu de 960 para 500 na cidade, com população estimada pelo IBGE em 724 mil habitantes. “Isso é resultado de um trabalho sério e contínuo, com investimentos em segurança, tecnologia, inteligência e políticas públicas eficientes. Vamos continuar fazendo de São José dos Campos uma das cidades mais seguras do Brasil. É tolerância zero contra o crime”, afirmou o prefeito em mensagem publicada nas redes sociais.
Segundo o levantamento, houve diminuição de 45,2% no índice de homicídios, de 31 para 17 registros, e de 13,4% no total de roubos e furtos de celulares, de 2.371 para 2.054 ocorrências. O número de roubos de veículos caiu 17,9% na comparação entre os períodos, de 112 para 92 casos.
Desde 2017, a cidade é governada pelo PSD. Antes de Anderson Farias assumir o cargo, em abril de 2022, o município foi administrado por Felicio Ramuth, atual vice-governador do Estado. Entre as principais iniciativas das gestões do partido para o combate à criminalidade está o programa São José Unida.
Implantado em 2017, o projeto promove a integração entre a Guarda Civil Municipal (GCM) e as forças de segurança, com o suporte do Centro de Segurança e Inteligência (CSI). Desde o início das atividades do programa, foram realizadas cerca de 700 ações conjuntas, com 2.837 ocorrências atendidas, 636 veículos recuperados, 287 procurados pela Justiça recapturados e 1.293 pessoas detidas.