O prefeito Anderson Farias (PSD) disse que até março do ano que vem cidade terá frota completa em operação

O prefeito Anderson Farias: “Estamos falando em até 12 meses, até março do ano que vem para a gente fazer toda a mudança do sistema do transporte público”

 

 

Edição Scriptum com G1

 

O sistema de transporte público de São José dos Campos, uma das maiores cidades do interior paulista, com 724 mil habitantes, deve operar com frota completa de ônibus elétricos até março de 2026. A informação é do prefeito Anderson Farias (PSD), dada em entrevista à TV Vanguarda na terça-feira (7)

De acordo com ele, na sexta-feira (10) serão reveladas as propostas apresentadas pelas empresas que se inscreveram no processo de licitação. A operação dos ônibus elétricos deve ser dividida em três etapas: aluguel dos veículos, empresa para operar o sistema, além de uma fintech para gerir a parte financeira.

“Fechou a parte de locação dos veículos agora dia 10 [de janeiro], são 12 meses que a empresa tem de prazo para entregar os veículos. Estamos falando em até 12 meses, até março do ano que vem para a gente fazer toda a mudança do sistema do transporte público. Conforme os carros forem sendo entregues ao município, já entra a operação”, declarou.

O prefeito também falou sobre as obras de habitação no município, afirmando que deve entregar, em três anos, pelo menos 900 moradias. As primeiras 104 devem ser entregues em oito meses. “Temos um projeto de usar áreas. Estão mapeadas 12 áreas na cidade, já temos as parcerias com o CDHU. Temos uma licitação que abre agora em fevereiro para a construção de 104 unidades, numa transferência de R$ 28 milhões”, disse.

“Temos hoje 900 unidades habitacionais em parcerias com o Governo do Estado de São Paulo e o Governo Federal. Construção habitacional precisa ser parceria, só o município sozinho não consegue viabilizar. Estamos falando aí de 36 meses [para entrega total]”, completou.