Liderança do PSD, o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, reforçou o atendimento oferecido à população na capital paulista e na Grande São Paulo

O secretário Eleuses Paiva: governo pretende desafogar outros hospitais que enfrentam picos de atendimentos em razão do número de casos de dengue, Covid-19 e gripe

Redação Scriptum com Portal do Governo de São Paulo

Sob a gestão de Eleuses Paiva, uma das lideranças do PSD, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo vai abrir 386 leitos de internação em hospitais estaduais na capital paulista e em Osasco, na Grande São Paulo. A iniciativa tem como objetivo ampliar, de maneira gradativa, a assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, o governo estadual pretende desafogar outros hospitais que enfrentam picos de atendimentos em razão do número de casos de dengue, Covid-19, gripe, entre outras doenças. “Esses novos leitos equivalem a dois hospitais de médio porte a mais para a população e reforçam o compromisso da atual gestão de fortalecer a assistência prestada aos usuários da rede pública”, destaca Eleuses.

Somente no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) serão 200 novos leitos, em todos os institutos, incluindo o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp). A ampliação vai garantir mais 4,8 mil internações por ano. O Hospital das Clínicas, que completou 80 anos de fundação no último dia 19, também ganhará 12 salas cirúrgicas, que vão permitir a realização anual de mais 8,8 mil procedimentos de alta complexidade.

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas terá 56 novos leitos exclusivos para casos complexos de dengue. Desse total, 28 já estão recebendo pacientes. O governo estadual vai implantar, ainda, 100 leitos no Hospital Heliópolis, na capital paulista, e mais 30 no Hospital Regional de Osasco.

Desde janeiro de 2023, a secretaria de Saúde já abriu 1,7 mil novos leitos.