O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, participa na cidade francesa do maior congresso imobiliário do mundo

Marcelo Branco apresenta os programas do Governo de São Paulo no Marché international des professionnels de l’immobilier

 

Edição Scriptum com Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação

Liderança do PSD, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo, Marcelo Branco, apresentou o portfólio de programas e ações do governo estadual na edição deste ano do MIPIM – Marché international des professionnels de l’immobilier, em Cannes, na França. O evento, que começou nesta segunda-feira (10) e termina na próxima sexta (14), é o maior congresso voltado para políticas habitacionais e o mercado imobiliário do mundo. Marcelo Branco participou do painel Housing Matters (em português, A Habitação Importa), que abriu a programação com o debate sobre soluções habitacionais para a população de baixa renda. O painel também teve as participações do prefeito de Londres, Sadiq Khan, do prefeito de Hannover, na Alemanha, Belit Onay, e do senador de Berlim para Desenvolvimento Urbano e Habitação, Christian Gaebler, entre outros gestores públicos e representantes da sociedade civil de países como Japão, Canadá, EUA, México, Arábia Saudita, Índia, Turquia e Espanha.

O secretário paulista explica que o painel teve como objetivo fortalecer as parcerias entre os setores público e privado. “Selecionamos programas para apresentar aqui no MIPIM com maior capacidade de atração de investimentos, nos quais contamos com o apoio do mercado para ganhar escala nas políticas públicas de habitação”, afirma Marcelo Branco.

Um dos projetos apresentados pelo secretário foi o Casa Paulista. Por meio da modalidade Carta de Crédito Imobiliário, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação destina subsídios para que famílias com renda de até três salários mínimos possam adquirir os primeiros imóveis diretamente com as construtoras dos empreendimentos. Desde 2023, foram entregues 28,6 mil moradias nesta modalidade. Outras 55 mil estão em produção.

Marcelo Branco também ressaltou o caráter inovador do projeto Bairro Paulista – Cidades Sustentáveis. A iniciativa é realizada em parceria com as prefeituras e visa a transformar os municípios em espaços mais sustentáveis e inteligentes, com projetos que vão garantir avanços na mobilidade urbana, na regularização fundiária, na iluminação pública, na gestão de resíduos sólidos, entre outras áreas. “O Estado se propôs a orientar o desenvolvimento sustentável das cidades. E estamos fazendo isso a partir de projetos simples, o que facilita a adesão e a capilaridade dos projetos. Na semana passada, tivemos uma adesão do SECOVI-SP aos conceitos descritos no programa e isso atesta que se trata de uma oportunidade de inovação tanto para os formuladores de políticas públicas quanto para o mercado. A sustentabilidade é fundamental para todos os setores, diante do cenário atual de mudanças climáticas”, frisa Marcelo Branco.

Ainda segundo o secretário, o evento vai fornecer mais informações sobre políticas públicas inovadoras que estão sendo desenvolvidas em outros países. Ele já tem reuniões agendadas com a ministra de Habitação e Ação Social da Dinamarca, Sophie Hæstorp Andersen, com o arquiteto Carlos Ratti, coordenador do Seanseable City Lab, do Massachussets Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, e com investidores japoneses.