Ação coordenada pelo secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, oferece ajuda no atendimento médico e destina 13,5 milhões de medicamentos para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

O secretário Eleuses Paiva: “Enviamos insumos considerados mais necessários neste momento para ajudar a população do RS, em articulação com o governo local”

Redação Scriptum com Governo de São Paulo

Sob a gestão do secretário Eleuses Paiva, uma das lideranças do PSD, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo encaminhou 13,5 milhões de medicamentos para as vítimas das fortes enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul nas últimas semanas. O governo paulista também enviou 276,6 mil insumos de saúde para os municípios gaúchos. “Unir o máximo de esforços nesse momento é fundamental para o suporte ao Estado. Cada doação é bem-vinda e ajuda a trazer esperança e acolhimento. Enviamos insumos considerados mais necessários neste momento para ajudar a população do Rio Grande do Sul, em articulação com o governo local, visando a atender as vítimas e ajudar a salvar vidas”, afirma Eleuses.

Entre os remédios enviados estão antibióticos, antitérmicos, diuréticos, analgésicos, corticoides, benzodiazepínicos e antidepressivos. A relação de insumos inclui ataduras, seringas, cateteres, luvas e máscaras, que foram cedidos por 30 serviços de saúde estaduais e pela Fundação para o Remédio Popular (Furp).

Além dos medicamentos e insumos, foram destinados 150 cilindros de oxigênio para unidades hospitalares. Uma equipe do Grupo de Resgate (Grau), da secretaria estadual de Saúde, foi para o Rio Grande do Sul ajudar na logística dos atendimentos médicos.

Outros serviços do governo paulista foram colocados à disposição do Rio Grande do Sul, como o laboratório do Instituto Adolfo Lutz, o Instituto Butantan e o Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado (CVE).