O governador em exercício Felicio Ramuth (PSD) participou dos lançamentos da plataforma do Detran-SP e de campanha para a redução de acidentes no trânsito

O vice-governador Felicio Ramuth: plataforma vai auxiliar na elaboração de políticas públicas para a segurança viária nos 645 municípios paulistas

 

 

Redação Scriptum com Governo de São Paulo

O governador em exercício do Estado de São Paulo, Felicio Ramuth (PSD), lançou nesta quinta-feira (16) o novo portal de dados do painel Infosiga, do Detran-SP, que traz informações sobre acidentes e mortes no trânsito. A plataforma vai auxiliar na elaboração de políticas públicas para a segurança viária nos 645 municípios paulistas. O lançamento fez parte da programação do evento Maio Amarelo 2024 — Gestão Eficaz e Integrada do Trânsito em Todo o Estado de São Paulo, realizado no Palácio dos Bandeirantes.

“O Infosiga é uma ferramenta que dá transparência e acesso irrestrito para que todos possam acompanhar o que tem acontecido nas nossas rodovias estaduais e nas cidades. Quando se tem dados e informação, se tem assertividade e economia de recursos. Por isso é importante a modernização do Infosiga, que precisava estar mais atualizado com a realidade que vivemos”, afirmou Felicio.

A nova plataforma Infosiga é resultado de 14 meses de trabalho do governo estadual, que investiu R$ 9 milhões no projeto. A iniciativa contou com o apoio da Bloomberg Initiative for Global Road Safety (BIGRS), organização que já investiu mais de US$ 500 milhões na gestão de dados de segurança viária em todo o mundo.

Durante o evento também foi apresentado o Anuário Rodoviário de Acidentes, que, após oito anos, volta a ser editado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). “É um privilégio para mim estar aqui neste momento, em que nós estamos falando de salvar vidas e dar mais destaque às ações que ocorrem ao longo de todo o ano. Eu, que já fui secretário municipal de Transportes e prefeito da minha cidade (São José dos Campos, no interior paulista), sei como são importantes as ações do governo do Estado no apoio aos municípios e às prefeituras para que a gente, em conjunto, evite mortes no trânsito”, destacou Felicio.

Campanha

Para conscientizar pedestres e motoristas, o governo paulista também lançou a campanha De Zero a Sem em um Piscar de Olhos. As peças publicitárias vão explorar o conceito “De zero a sem”, em que a palavra “sem” é usada para se referir à perda da vida.

Os pedestres são o alvo principal da campanha educativa, já que são os mais vulneráveis e numerosos no trânsito. De acordo com o dados divulgados pelo IBGE, São Paulo tem 44 milhões de pedestres, 24 milhões de motoristas de carro, 12 milhões de motociclistas, nove milhões de ciclistas e 900 mil caminhoneiros.

No primeiro trimestre deste ano, houve aumento de 14,5% nos registros de óbitos no trânsito paulista, na comparação com o mesmo período de 2023.