Inspirada na tecnologia que auxilia árbitros de futebol, a campanha VARcina incentiva a população a manter a caderneta de vacinação atualizada

No calendário das crianças também estão previstas imunizações contra doenças como hepatite B, difteria, tétano, meningite, pneumonia, sarampo, caxumba e rubéola.

 

 

Redação Scriptum com Governo de SP

 

Sob a gestão do secretário Eleuses Paiva, liderança do PSD, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo lançou nesta quinta-feira (17), Dia Nacional da Imunização, a campanha VARcina. O nome da iniciativa é inspirado na tecnologia que analisa imagens e auxilia árbitros de futebol a tomarem decisões durante os jogos. A campanha do governo estadual tem como objetivo incentivar a população a manter a caderneta de vacinação atualizada e a buscar informações no site vacina100dúvidas, que oferece respostas simples sobre os imunizantes disponíveis na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

A diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria de Saúde, Tatiana Lang, ressalta a importância da vacinação para a prevenção de surtos e epidemias de doenças evitáveis.“Essa é mais uma iniciativa do governo de São Paulo para incentivar a população a se vacinar. Afinal, reforçando a imunização e seguindo o calendário vacinal evitamos a reintrodução de doenças já erradicadas no País, como a poliomielite.”

No calendário básico de vacinação das crianças também estão previstas imunizações contra doenças como hepatite B, difteria, tétano, meningite, pneumonia, sarampo, caxumba e rubéola. Todas essas vacinas são fornecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Ainda segundo Tatiana, “é pela caderneta da criança que podemos acompanhar a saúde, o crescimento e o desenvolvimento físico e mental durante a infância. Ela serve como um registro de saúde para os pequenos desde o nascimento até os nove anos de idade.”