
O secretário Marcelo Branco: “É fundamental investir no setor para promovermos a superação da pobreza e levarmos dignidade para as famílias que mais precisam”
Edição Scriptum com Jovem Pan News
Coordenado pelo secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo, Marcelo Branco, o programa Casa Paulista superou a marca de 200 mil atendimentos habitacionais desde o início da gestão do governador Tarcísio de Freitas, em 2023. De acordo com o governo estadual, já foram registrados 207.956 atendimentos, que incluem desde a entrega de novas moradias até processos de regularização fundiária, além de reformas em residências e auxílios provisórios para famílias em situação de vulnerabilidade.
A área habitacional recebeu investimento de R$ 5,7 bilhões desde o começo do mandato de Tarcísio, valor que supera o total destinado nos sete anos anteriores. Marcelo Branco ressalta que o montante de recursos reflete a prioridade que o governo estadual dá ao setor. “É fundamental investir no setor para promovermos a superação da pobreza e levarmos dignidade para as famílias que mais precisam do apoio do Estado”, frisa o secretário.
Segundo o levantamento, nesse período foram entregues 60.310 novas moradias — sendo 20,7 mil por meio de produção direta do governo estadual e aproximadamente 39,5 mil com subsídios ou crédito habitacional. Além disso, 129,4 mil imóveis passaram por regularização fundiária. Outras 11.076 famílias foram beneficiadas com reformas e obras de urbanização, por meio de iniciativas como o programa Viver Melhor.
Ainda conforme a secretaria estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, foram concedidos cerca de 7 mil auxílios-moradia para famílias em situação emergencial, incluindo acolhimentos temporários e subsídios mensais. No mesmo período, o Estado emitiu 73,7 mil cartas de crédito imobiliário, o que representa um aumento de 45% em relação aos subsídios concedidos entre 2012 e 2022.