Além de aumentar o número de vagas, gestão do prefeito Helinho Zanatta (PSD) criou central de atendimento que agiliza processo de matrícula em unidades de educação infantil

Alice foi matriculada na Escola Municipal Leny Bomtorin, no bairro Bela São Pedro, que conta com 183 crianças matriculadas.

 

Em São Pedro — município do interior paulista que integra a microrregião de Piracicaba — a gestão do prefeito Helinho Zanatta (PSD) praticamente eliminou a fila de espera para a matrícula em creches, com a ampliação de vagas e a criação de uma central dedicada a agilizar o ingresso de crianças em unidades de educação infantil. Entre 2012 e 2017, o número de vagas subiu de 460 para 797, aumento de 73,2%, de acordo com dados divulgados pela Prefeitura nesta sexta-feira (27). Zanatta está em seu segundo mandato e exerce o cargo desde 2013.

A Central funciona na Secretaria Municipal de Educação e orienta as mães sobre os procedimentos necessários para a matrícula, que, normalmente, ocorre pouco tempo depois. Foi o que aconteceu com Mayara Lorenzo de Souza, de 22 anos, mãe de Alice, de 7 meses. “Fui chamada para um trabalho e procurei a creche para a minha filha. A diretora me orientou, fui à Secretaria de Educação e, de uma maneira simples e rápida, consegui a vaga”, conta Mayara.

O prefeito Helinho Zanatta

Alice foi matriculada na Escola Municipal Leny Bomtorin, no bairro Bela São Pedro. Atualmente, a unidade conta com 183 crianças matriculadas.

“Somos uma creche-escola que atende crianças de 4 meses a 4 anos e 11 meses, das 7h às 17h. Em um período do dia, as crianças, mesmo as menores, desenvolvem atividades pedagógicas”, conta a diretora Karina Leme Gonçalves.

Durante o período que passam na unidade, as crianças recebem café da manhã, colação – um lanche leve servido ainda no período da manhã – almoço, lanche da tarde, jantar e um pãozinho na saída. Os cardápios são elaborados pela Cozinha Piloto e, caso haja necessidade, por conta de alguma restrição alimentar, são realizadas adaptações.