
Alice foi matriculada na Escola Municipal Leny Bomtorin, no bairro Bela São Pedro, que conta com 183 crianças matriculadas.
Em São Pedro — município do interior paulista que integra a microrregião de Piracicaba — a gestão do prefeito Helinho Zanatta (PSD) praticamente eliminou a fila de espera para a matrícula em creches, com a ampliação de vagas e a criação de uma central dedicada a agilizar o ingresso de crianças em unidades de educação infantil. Entre 2012 e 2017, o número de vagas subiu de 460 para 797, aumento de 73,2%, de acordo com dados divulgados pela Prefeitura nesta sexta-feira (27). Zanatta está em seu segundo mandato e exerce o cargo desde 2013.
A Central funciona na Secretaria Municipal de Educação e orienta as mães sobre os procedimentos necessários para a matrícula, que, normalmente, ocorre pouco tempo depois. Foi o que aconteceu com Mayara Lorenzo de Souza, de 22 anos, mãe de Alice, de 7 meses. “Fui chamada para um trabalho e procurei a creche para a minha filha. A diretora me orientou, fui à Secretaria de Educação e, de uma maneira simples e rápida, consegui a vaga”, conta Mayara.

O prefeito Helinho Zanatta
Alice foi matriculada na Escola Municipal Leny Bomtorin, no bairro Bela São Pedro. Atualmente, a unidade conta com 183 crianças matriculadas.
“Somos uma creche-escola que atende crianças de 4 meses a 4 anos e 11 meses, das 7h às 17h. Em um período do dia, as crianças, mesmo as menores, desenvolvem atividades pedagógicas”, conta a diretora Karina Leme Gonçalves.
Durante o período que passam na unidade, as crianças recebem café da manhã, colação – um lanche leve servido ainda no período da manhã – almoço, lanche da tarde, jantar e um pãozinho na saída. Os cardápios são elaborados pela Cozinha Piloto e, caso haja necessidade, por conta de alguma restrição alimentar, são realizadas adaptações.