Governado desde 2013 pelo prefeito do PSD, município deu salto de qualidade no setor e, segundo profissionais da área, deve se tornar referência na região.

Trabalho realizado pelo prefeito Helinho Zanatta ampliou número de médicos e atendimentos nas unidades da cidade

 

Administrada desde 2013 pelo prefeito Helinho Zanatta (PSD), a cidade de São Pedro (SP) obteve desde então uma série de conquistas no setor de saúde e, de acordo com profissionais da área, está a caminho de se tornar referência regional. Dados divulgados pela Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social exemplificam esse avanço.

Segundo a Secretaria, até 2012, 46 médicos atendiam na atenção básica e especializada e no Hospital Beneficente São Lucas. Em 2016, esse número passou para 77, o que representa aumento de cerca de 70%.

O volume de atendimentos também chama a atenção. Só nos quatro primeiros meses deste ano, foram 250 mil procedimentos entre consultas de médicos, dentistas, psicólogo, terapeuta ocupacional, técnico de enfermagem, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, enfermeiro, assistente social, auxiliar de enfermagem e agente comunitário de saúde.

Médico contratado da rede municipal desde 1987, o anestesiologista José Donizete Rodrigues não economiza elogios e classifica o município como “oásis no deserto”. “Vemos outras cidades com problemas imensos na saúde, enquanto aqui é diferente. No hospital, temos a atuação de profissionais como o doutor Marcelo Engracia, que é professor universitário, o doutor Luciano, um grande cirurgião, além de outros medalhões, como o doutor Baldini, cinco anestesistas e oftalmologista. Enfim, uma estrutura organizada”.

Para Rodrigues, a tendência é que São Pedro se torne referência regional, principalmente por medidas positivas que devem ser creditadas à atual gestão. “Sabemos que os recursos públicos são sempre insuficientes, mas sabendo administrar é possível fazer render”, destaca o médico.

A pediatra Ligia Mallaco atende na Umis (Unidade Mista de Saúde), nas UBs São Dimas e Dorothea e na UPA (Unidade de Pronto Atendimento). “São Pedro é privilegiada por oferecer tudo o que oferece. Há muitas ações voltadas ao tratamento preventivo e resultados positivos também, graças a ações multidisciplinares como as realizadas nas escolas”, afirma.

A ginecologista e obstetra Maria Aparecida Modono atende nas UBSs dos bairros São Dimas, Alpes e Bela São Pedro. Somente em São Dimas, são realizadas 60 consultas por semana, fora os encaixes. “Antes, a atenção básica era bem precária. Agora, com ampliação dos serviços, é possível obter resolutividade”, explica.