Após virada no segundo turno, candidato do PSD foi eleito com 106.399 votos (53,61% do total de votos válidos)

Helinho Zanatta: eficiência administrativa e os incentivos à promoção do desenvolvimento econômico também serão marcas de seu governo.

 

Redação Scriptum com g1

 

Resolver os problemas no abastecimento de água e acabar com as filas nos serviços de saúde serão as prioridades do prefeito eleito de Piracicaba, Helinho Zanatta (PSD). O candidato do partido venceu a eleição realizada neste domingo (27) com 106.399 votos (53,61% do total de votos válidos). Ele derrotou Barjas Negri (PSDB), que obteve 92.069 votos (46,39%). Helinho falou sobre seus planos para o município de 423 mil habitantes da região Noroeste do Estado de São Paulo em entrevista concedida à EPTV, emissora afiliada à Rede Globo. “Desenrolar a fila da saúde, levar a saúde para os bairros, trazer o Poupatempo da Saúde e resolver o problema da água são prioridades”, garantiu o prefeito eleito.

De acordo com Helinho, a eficiência administrativa e os incentivos à promoção do desenvolvimento econômico também serão marcas de seu governo. “Vamos trabalhar dentro do possível nas reformas administrativas, na nova forma de fazer gestão e na desburocratização da máquina para darmos celeridade ao cidadão que precisa dos licenciamentos e para que as pessoas possam gerar emprego, gerar renda. Tenho certeza de que, junto com a Câmara, vamos ter celeridade”, disse.

O resultado eleitoral representa uma virada em relação ao primeiro turno, promovido no último dia 6, quando Barjas Negri teve 73.075 votos (35,78% do total de votos válidos) e Helinho conquistou 54.298 votos (26,59%). O candidato do PSD atribuiu a vitória ao desejo dos eleitores de mudança na administração da cidade. “A mudança com segurança, com responsabilidade, a mudança para a gestão certa, não vamos voltar mais ao passado. Piracicaba não pode viver os rolos que viveu no passado. Eles colocaram na urna a esperança. E é essa esperança que quero dar para você, para cada eleitor que votou. E para aquele que não votou, hoje não somos mais 55. Hoje nós somos Piracicaba”, frisou Helinho.

O vice-prefeito eleito no município é o médico Sérgio Pacheco Junior (União Brasil). A chapa foi apoiada pela coligação Desenrola Piracicaba, que incluiu os partidos PRD, Mobiliza, Novo, Agir, PSB e Solidariedade.

Perfil

Empresário do agronegócio, Helinho nasceu em Piracicaba, tem 61 anos, é casado e pai de quatro filhos. Foi prefeito dos municípios de Charqueada e São Pedro, ambos situados na Região Metropolitana de Piracicaba, no interior paulista. Em 2022, foi eleito deputado estadual com 77.550 votos. Atualmente, também é vice-presidente da Comissão de Atividades Econômicas da Assembleia Legislativa de São Paulo e coordena a Frente Parlamentar do Cooperativismo Paulista (Frencoop-SP).