Deputado federal do PSD de São Paulo defende a conclusão das obras, que vêm trazendo problemas econômicos para as regiões de Atibaia e Sul de Minas Gerais, atendidas pela estrada

 

O deputado Saulo Pedroso: “A cidade de Atibaia é uma das mais impactadas pela interrupção das obras da Fernão Dias”

 

Edição Scriptum com site da Liderança do PSD na Câmara

 

Por iniciativa do deputado Saulo Pedroso (PSD-SP), a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados promoveu audiência pública na terça-feira (21) para discutir a retomada das obras de ampliação da Rodovia Fernão Dias (BR-381), que liga os Estados de São Paulo e Minas Gerais.

Saulo Pedroso explicou que a paralisação das obras tem ocasionado transtornos, como aumento do tempo de viagem; tráfego intenso, congestionamento e insegurança. “A cidade de Atibaia é uma das mais impactadas pela interrupção das obras da Fernão Dias”, disse.

Segundo o deputado, que foi prefeito de Atibaia por dois mandatos, as obras paradas representam problemas econômicos, já que o escoamento de boa parte da produção do Estado de São Paulo é feito por meio da via. “As empresas que utilizam a Fernão Dias para transportar seus produtos têm custos logísticos aumentados. Além disso, ocorre a perda de competitividade das empresas da região, o que pode levar à desindustrialização e ao desemprego”, explica.

Outro setor prejudicado pela interrupção da reforma na BR-381 é o turismo. Isso porque, de acordo com Pedroso, os transtornos do tráfego intenso geram aumento da poluição sonora e do ar.

Desde 2008, a Rodovia Fernão Dias é administrada pela concessionária Arteris, que assinou um contrato em julho de 2022 com a Azevedo & Travassos Infraestrutura para a execução de faixas adicionais e obras de contenção na estrada.

A previsão de conclusão das obras seria em abril de 2025. Entretanto, o prazo não será cumprido devido à paralisação das obras desde o final de 2023.

De acordo com Saulo Pedroso, agora a concessionária busca novos parceiros para retomada das obras, priorizando a contratação dos trechos já iniciados e modernizando o modelo contratual. No fim do ano passado, foi protocolado um pedido de repactuação do contrato de concessão da BR-381, com propostas de novos investimentos, respeitando o prazo estipulado pelo Ministério dos Transportes.