Informação foi divulgada pelo secretário estadual de Recursos Hídricos. O Cantareira opera com 11% de sua capacidade nesta quarta. A Sabesp já inclui na conta a segunda cota. Sem isso, o nível estaria em 0,3%.

 

Sistema Cantareira registrou nova queda no nível do reservatório

Sistema Cantareira registrou nova queda no nível do reservatório

 

A segunda cota do volume morto do Sistema Cantareira começará a ser utilizada até a semana que vem, conforme reportagem publicada nesta quarta-feira no portal G1, da TV Globo. Segundo o G1, a informação foi divulgada pelo secretário estadual de Recursos Hídricos, Mauro Arce, na manhã desta quarta, em audiência na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Sabesp, realizada na Câmara Municipal.

O Sistema Cantareira opera com 11% de sua capacidade nesta quarta, após nova queda de 0,1 ponto percentual. A Sabesp já inclui na conta a segunda cota, que ainda não está sendo utilizada. Sem esse volume adicional, o nível estaria em 0,3%.

Ele condicionou o término do uso do chamado volume morto à ocorrência de chuvas. O secretário também mencionou pequenas obras que estão sendo realizadas e grandes obras, de longo prazo, que serão realizadas com recursos federais, como por exemplo a PPP do São Lourenço, que deve ficar pronto em setembro de 2017.

A Sabesp e o governo do estado negam, desde o início de março, que existe racionamento de água na capital paulista. Eles defendem que o que está sendo realizado é uma manobra conhecida como redução de pressão da vazão de água.

Moradores da cidade dizem, no entanto, que esta redução da pressão da água tem sido responsável pelo desabastecimento em residências. Durante seu depoimento na CPI da Sabesp, Mauro Arce disse que essa é uma medida que foi implantada há pelo menos 6 anos na cidade.

A CPI da Sabesp foi prorrogada até abril de 2015. O requerimento foi aprovado nesta terça-feira (11).

Sistemas de abastecimento

Além do Cantareira, os outros seis sistemas da Sabesp – Alto Tietê, Guarapiranga, Alto Cotia, Rio Grande e Rio Claro – tiveram queda nesta quarta. No Alto Tietê, o índice recuou de 8% para 7,8%, queda de 0,2 ponto percentual.

Já no Guarapiranga, a queda foi de 0,3 ponto. O sistema segue caindo e foi de 36% para 35,7%. No Alto Cotia, o nível passou de 30,1% para 30% e, no Rio Grande, regrediu de 66,5% para 66,3%.

O sistema Rio Claro também teve queda de 0,8 ponto percentual. O nível foi de 37,7% para 36,9%.