Sem registrar chuvas nas últimas 48 horas, o nível do Sistema Cantareira voltou a descer 0,1 ponto porcentual e chegou à sua sexta queda consecutiva nesta quarta-feira (17), segundo reportagem publicada pelo portal do Estadão com base em dados da Sabesp. Responsável por atender 6,5 milhões de pessoas na capital e Grande São Paulo, o […]

Sem registrar chuvas nas últimas 48 horas, o nível do Sistema Cantareira voltou a descer 0,1 ponto porcentual e chegou à sua sexta queda consecutiva nesta quarta-feira (17), segundo reportagem publicada pelo portal do Estadão com base em dados da Sabesp.

Responsável por atender 6,5 milhões de pessoas na capital e Grande São Paulo, o reservatório opera com 7% da sua capacidade, ante 7,1% do dia anterior.

O Cantareira se manteve estável pela última vez na quinta-feira passada (11), quando estava com 7,6% e havia chovido 18,1 milímetros sobre a região.

Já o último aumento no volume armazenado de água – exceto nos dias em que as duas cotas do volume morto foram acrescentadas no cálculo da Sabesp – aconteceu há oito meses, no dia 16 de abril, quando o nível subiu 0,3 ponto porcentual, de 12% para 12,3%. À época, a pluviometria do dia foi de 27,1 milímetros.

Segundo dados da Sabesp, faltando duas semanas para o final do mês, a pluviometria acumulada é de 41,2 milímetros, que representa apenas 18,65% da média histórica de dezembro.

Desde que os 105 bilhões de litros da segunda cota do volume morto entraram no cálculo, no dia 24 de outubro, o sistema já perdeu 6,6 pontos porcentuais da sua capacidade.