Portal criado pela Prefeitura vai facilitar a tramitação dos processos administrativos. “A cidade precisa de uma revolução digital e estamos nesse caminho", destacou o prefeito Guti (PSD)

O prefeito Guti: “A cidade precisa de uma revolução digital e estamos nesse caminho”

Redação: Scriptum

A gestão do prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa (PSD), o Guti, lançou na quarta-feira (23) o GRU Digital, sistema de solicitação e expedição de alvarás para obras novas no município da Grande São Paulo. A ferramenta vai agilizar todo o processo, desde a abertura até o protocolo de documentos e o recebimento da licença para a construção.

Em seu discurso na cerimônia de lançamento do sistema, realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação, o prefeito destacou que não vê sentido em alguns processos continuarem sendo feitos de maneira presencial. “Às vezes, o munícipe mora longe e precisa ir até o Fácil para protocolar um simples documento. O novo portal vai facilitar esse processo, além de diminuir o tempo de espera. A cidade precisa de uma revolução digital e estamos nesse caminho”, afirmou Guti.

Responsável pelo projeto, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Carlos Soler, falou sobre a abrangência da iniciativa. “Os serviços que estão sendo contemplados nesse sistema representam quase 80% das aprovações de alvarás realizadas na secretaria. Fazendo todo o cadastro, a coleta de documentos e o envio do alvará on-line poupamos tempo, tanto da pasta quanto do munícipe. Além disso, a diminuição do uso de papel também é um avanço significativo.”

No primeiro acesso ao portal, o munícipe vai precisar cadastrar o nome, CPF, telefone, e-mail e data de nascimento. Após o cadastro, um e-mail será enviado para a confirmação das informações. Posteriormente, o usuário precisará informar somente o CPF e a senha.