Município administrado pelo prefeito Manoel David (PSD) tem agora ferramenta tecnológica para integrar professores, pais de alunos e entidades públicas, fortalecendo o sistema público de educação

Secretários e agentes de desenvolvimento escolar já realizaram o primeiro treinamento técnico para começar a operar o sistema em suas unidades.

A rede de ensino municipal de Tietê, município administrado pelo prefeito Manoel David (PSD), conta agora com um Sistema de Gestão Administrativa e Pedagógica para aperfeiçoar a educação. O objetivo da plataforma que funciona online é integrar todas as informações dos alunos e das escolas, se tornando ferramenta importante para o desenvolvimento da educação municipal. Além dos profissionais da educação, o sistema poderá ser acessado por pais de alunos e entidades como Conselho Tutelar, Ministério Público e Secretaria da Saúde.

Segundo o secretário da Educação, Osinaldo de Oliveira, até agosto todas as unidades escolares do município estarão com seus dados informatizados para que o sistema funcione de forma abrangente. “O sistema permite a introdução de informações em tempo real, com certeza é um grande ganho para fortalecer a Educação do município”, comentou.

A plataforma já esta abastecida com dados de todos os alunos de Tietê e sua operação já está andamento. Secretários escolares e Agentes de Desenvolvimento Escolar já realizaram o primeiro treinamento técnico para começar a operar o sistema em suas unidades. No segundo semestre de 2015, os pais receberão orientações sobre como utilizar o sistema para acompanhar o desenvolvimento escolar dos seus filhos e da unidade em que ele estuda.

Três frentes

A primeira facilidade do sistema está diretamente ligada ao aluno e à educação preventiva, visto que a tecnologia do sistema capta e reúne informações individuais dos alunos, permitindo ao professor compreender dificuldades pontuais em tempo real e planejar de forma diferenciada as ações com determinado aluno, de acordo com o tempo de aprendizagem que cada criança apresenta na sua individualidade.

Num segundo momento, o sistema ainda possibilita que todo o processo burocrático da rede de ensino seja feito por ele, o que garante melhor aproveitamento do tempo dos educadores. Documentos, relatórios, gráficos, censo escolar, link com órgãos estaduais como GDAE, entre outros, são algumas das vantagens da tecnologia.

Por fim, a plataforma possui ainda o portal do professor, ligado em tempo real com APPs android para tablets, por meio do qual professores desenvolvem atividades de classe, plano de aulas, chamada online, lançamento de notas, avaliação diagnóstica do aluno, avaliação qualitativa, controle de pontos de participação na aula, explorando de forma inédita todas as facilidades e os recursos presentes na tecnologia Mobile Educacional.