Site “De onde vem a água”,do Instituto Socioambiental, informa sobre a origem da água, a situação atualizada dos reservatórios e fornece indicadores de saneamento dos municípios da Região Metropolitana.
Tela que mostra reservatório que abastece a residência

A estiagem que atinge boa parte da região Sudeste do Brasil e provocou a crise hídrica paulista tem provocado reações e estimulado ações em defesa da água. Além dos esforços individuais da população para economizar o recurso, iniciativas como o site “De onde vem a água” (http://util.socioambiental.org/deondevem/), desenvolvido pelo Instituto Socioambiental, o ISA, buscam alertar as pessoas sobre a origem da água que consomem, a situação atualizada sobre o armazenamento nos reservatórios, além de fornecer mais informações sobre indicadores de saneamento dos municípios da Região Metropolitana.

Para saber de qual reservatório vem a água que abastece a sua casa, basta digitar seu CEP. Assim, além do manancial que abastece o endereço, o site mostra outros indicadores e o volume de armazenamento do sistema produtor responsável pelo abastecimento.

O site faz parte do projeto Água@SP, do Instituto Socioambiental, e teve sua primeira versão lançada em 2008, chamada “De onde vem a água que você bebe?”, para a campanha “de Olho nos Mananciais”.