Redação Scriptum com Tribuna Liberal, de Sumaré
A gestão do prefeito de Sumaré, Luiz Dalben (PSD), iniciou a instalação de lixeiras subterrâneas no município de 279 mil habitantes da Região Metropolitana de Campinas, no interior de São Paulo. Oito lixeiras estão sendo instaladas na avenida Rebouças, na região central da cidade, e devem ser utilizadas apenas para o descarte de resíduos orgânicos.
As lixeiras são produzidas com material que evita vazamentos. Cada uma tem capacidade para armazenar três mil metros cúbicos de restos de alimentos, folhas, galhos, entre outros tipos de resíduos. “Este é mais um investimento que realizamos em Sumaré e no meio ambiente, fomentando uma cidade limpa e sustentável. Neste primeiro momento, as lixeiras estão sendo instaladas na região central, porém, o projeto será levado para todas as regiões. Isso gera mais estrutura para o descarte e uma coleta de lixo mais eficiente, além de ampliar os pontos de descarte correto”, explica Luiz Dalben.
O resíduo descartado na lixeira vai direto para uma estrutura subterrânea e fica armazenado nesse local até o momento da coleta, que continuará sendo realizada diariamente. A medida adotada pela prefeitura permite que os resíduos não fiquem mais espalhados nas ruas, o que impede o entupimento de bueiros e a ocorrência de enchentes em períodos chuvosos.