O prefeito Roni Donizetti Astorfo e os vereadores Luis Fernando Viana Neves e Leonardo Spiga Real, do PSD, conseguiram recursos dos governos estadual e federal para obras emergenciais e resolveram o problema.
O prefeito Roni Astorfo

O prefeito Roni Astorfo

No dia 19 de agosto do ano passado, o abastecimento de água de Tambaú entrou em colapso. A única represa do município – que fica na região de Ribeirão Preto – não tinha mais uma gota para atender à população de 23 mil habitantes. Resultado da falta de planejamento histórica de ex-prefeitos, a cidade ficaria sem água, ainda, por mais 12 dias.

Hoje, menos de um ano depois, a situação foi emergencialmente resolvida graças, em grande parte, ao trabalho conjunto do prefeito Roni Donizetti Astorfo e dos vereadores Luis Fernando Viana Neves e Leonardo Spiga Real, todos do PSD. “E em pouco tempo não haverá mais risco”, diz o prefeito que está em seu primeiro mandato, depois de duas legislaturas como vereador na cidade. “Nós fomos atrás do Governo do Estado e do Governo Federal, conseguimos recursos para obras emergenciais e resolvemos rapidamente o problema”, conta.

O presidente da Câmara de Tambaú, Luis Fernando Viana Neves.

O presidente da Câmara de Tambaú, Luis Fernando Viana Neves.

A gestão do sistema de abastecimento de água de Tambaú é feita pela Prefeitura, por meio do Departamento de Água municipal. Segundo o prefeito, foram mais de 50 anos sem investimentos na ampliação. “Todo o sistema se resumia a uma única represa, construída em 1930, e a uma caixa d’água com capacidade de 500 mil litros, feita em 1969”, detalha o vereador Leonardo, ex-presidente da Câmara Municipal. Assim , quando faltou chuva, não demorou a acabar a água. “Tivemos que decretar estado de calamidade pública e o Governo do Estado, depois de constatar a grave situação que a cidade se encontrava, homologou”, lembra o vereador Luis Fernando, atual presidente da Câmara, apontando a gravidade do problema: “O sistema todo era de uma época em que Tambaú tinha 5 mil habitantes e hoje bate em 23 mil”.

Em 1976 a Prefeitura fez um projeto para captar água do Rio Macuco. Ficou engavetado por sucessivas administrações até o ano passado, quando o prefeito Roni tomou a iniciativa de dar prioridade a ele. Emergencialmente, o Governo do Estado bancou a transposição das águas do Macuco, a sete quilômetros de distância da única represa. Paralelamente, a Prefeitura construiu três novas caixas d’água, com capacidade total de 2 milhões de litros. O próximo passo é aumentar a capacidade de tratamento de água com a construção de uma nova estação.