Em sua primeira fala, governador destacou que desafio é reduzir desigualdades no Estado mais rico do País

O governador Tarcísio: “Apesar da pujança, temos um Estado desigual e a atenção as demandas populares deve ser o grande direcionador da ação”

Redação Scriptum

Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Felício Ramuth (PSD), foram empossados como governador e vice-governador de São Paulo, neste domingo (1), na Assembleia Legislativa do Estado (Alesp). A cerimônia de posse do 64º governador e vice-governador paulistas da história republicana foi conduzida pelo presidente da Alesp, Carlão Pignatari. Em razão do luto pela morte de Pelé, o Hino Nacional Brasileiro não foi executado.

Em seu primeiro discurso (leia a íntegra aqui) como governador de São Paulo, Tarcísio agradeceu os mais de 13 milhões de votos que obteve e afirmou que seu governo será guiado pelas demandas populares. “A responsabilidade de governar um Estado como São Paulo, que se fosse um país, seria a 21ª economia do mundo e terceira da América Latina, é enorme”, disse. “Apesar da pujança, temos um Estado desigual e a atenção as demandas populares deve ser o grande direcionador da ação”.

Tarcísio afirmou que vai “governar para todos, renovando a esperança de um futuro melhor, percebendo e explorando cada potencial do Estado, apostando na inovação, na tecnologia como a arma poderosa para o crescimento e melhoria da prestação de serviço”. Ele defendeu o diálogo com a oposição e a busca por consensos na Assembleia Legislativa: “Vamos trabalhar na construção de consensos, no convencimento por meio do trabalho técnico e da transparência, sempre respeitando as diferenças, sempre com uma atitude propositiva, buscando a maioria para realizar programas e manter um profundo respeito pelos adversários”.

O novo governador disse que São Paulo merece uma economia dinamizada e aberta, parceira dos empreendedores e da iniciativa privada, mas destacou que o crescimento econômico não deverá ser um fim em si mesmo, mas servir de motor para o desenvolvimento social. O compromisso de acionar as alavancas do crescimento, o aumento da oferta de energia, a diminuição da carga tributária, a oferta de crédito para microempresa e pequenos empreendedores, os investimentos pesados em infraestrutura, capacitação profissional e a digitalização deverão ser honrados por este governo”, explicou. Mas, segundo ele, “não podemos ficar inertes ao sofrimento cotidiano dos dependentes químicos amontoados nas cracolândias, insensíveis com a situação de quem não tem abrigo, quem não tem emprego, de quem não tem futuro, de quem não tem esperança; não podemos achar normal a fome em um mundo que tem tanta tecnologia, não podemos tolerar o analfabetismo”, acrescentou.

Quem é o governador

Nascido no Rio de Janeiro, Tarcísio de Freitas tem 47 anos e foi eleito governador em segundo turno, com 55,27% dos votos válidos – 13.480.643 votos. É servidor público de carreira, formado pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) e graduado em engenharia no Instituto Militar de Engenharia.

Fez parte da missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti. Trabalhou nas áreas de infraestrutura e investimento, foi presidente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e ministro da Infraestrutura.

Secretariado

Após a cerimônia de posse na Assembleia Legislativa do Estado, Tarcísio foi até o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo, onde foi recebido pelo ex-governador Rodrigo Garcia e deu posse aos seus secretários. São eles:

Antônio Junqueira

Secretaria de Agricultura e Abastecimento