O Terminal de Cargas de Ribeirão Preto (SP), uma das principais reivindicações das indústrias da região, deve começar a sair do papel em 2016. Ao participar de Audiência Pública da Comissão de Viação e Transportes, da Câmara dos Deputados, em Brasília, a prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (PSD), recebeu do Governo do Estado o projeto executivo com uma nova proposta de cronograma para as obras de operacionalização do terminal de cargas do município, que deverá ser publicado no primeiro trimestre do ano de 2016.
A audiência pública discutiu a operacionalização do Terminal Internacional de Cargas do Aeroporto Leite Lopes. No encontro, a prefeita apresentou material destacando a expectativa de empresários quanto à operacionalização. Além disso, representantes de entidades de classe falaram sobre a realidade dos empresários da região da Alta Mogiana, composta por 82 cidades, que deixam de exportar seus produtos enquanto não são realizadas as obras que permitam o funcionamento do Terminal de Cargas.
De acordo com a prefeita, a região é responsável por 7% das exportações do País. “São mais de 80 cidades envolvidas, que exportam produtos de diversos segmentos. Estamos deixando de gerar mais de 7 mil empregos, além da arrecadação de impostos, que estão sendo direcionados para outros municípios”, destacou Dárcy Vera, lembrando que novas empresas deixam de ser instaladas. “O encontro foi positivo, pois tivemos a apresentação do projeto executivo e área da área a ser desapropriada. Também tive a oportunidade de falar em nome do empresariado que está perdendo com essa situação”, finalizou.
Participaram do encontro, o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, o secretário de Logística e Transporte do Estado de São Paulo, Antônio Duarte Nogueira, prefeitos da região de Ribeirão, além de vereadores e representantes de entidades ligadas ao varejo.