Programa permitirá fiscalizar iluminação pública, saneamento básico, calçadas e o trânsito, além de propor soluções e avaliar instituições e serviços.

Os 40 mil habitantes de Tietê, na região de Sorocaba, poderão usar a internet para ter linha direta, em tempo real, com a Prefeitura. O prefeito Manoel David, do PSD, adotou um aplicativo urbano conhecido como Colab.re, desenvolvido para sistemas operacionais Android e iOS. Assim, os cidadãos são estimulados a participar da administração do município, de forma a melhorar a qualidade de vida na cidade. A iniciativa foi da Secretaria de Coordenação e Planejamento.

O aplicativo permitirá à população fiscalizar a iluminação pública, o saneamento básico, as calçadas e o trânsito, entre outras áreas, bem como propor soluções e avaliar instituições e serviços de Tietê. Uma equipe da Prefeitura estará conectada ao painel de monitoramento do Colab.re para acompanhar em tempo real as demandas dos cidadãos e respondê-las de forma personalizada.

No Monitor Colab.re, a Prefeitura acessará uma lista de demandas dos cidadãos com o número de protocolo gerado a partir de cada solicitação. As postagens são acompanhadas de foto, local do fato e link gerado pela rede social, bem como comentários e curtidas dos seguidores. As demandas são encaminhadas ao órgão responsável, que informará às pessoas sobre a solução para cada caso.

“A adesão ao Colab.re, com certeza, veio para beneficiar a todos de uma forma geral: gestão municipal que receberá a ajuda da população para resolver os problemas da cidade e para a população, que ficará mais próxima da administração”, diz o prefeito Manoel David. “Muitas vezes os usuários das redes sociais acabam denunciando problemas da cidade e estes nem sempre conseguem chegar até a prefeitura. Com o aplicativo Colab, as demandas do cidadão são levadas diretamente para as áreas responsáveis da administração municipal, aumentando assim a aproximação entre moradores e o poder público local”, diz a secretária de Coordenação e Planejamento, Roberta Uliana.

Paulo Pandolfi, cofundador do Colab.re, diz que a plataforma continuará a funcionar de forma totalmente aberta e transparente, sem restrições de informações. “As pessoas utilizam bastante a internet para dar feedbacks sobre os serviços e instituições de suas cidades. Com o Colab.re, o cidadão de Tietê terá um canal específico para isso, dispondo de uma comunicação direta com a prefeitura e o apoio dos seguidores da ferramenta”, avalia.

A Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu o Colab.re como um dos melhores aplicativos do mundo de governo e participação social. Desde 2014, 50 cidades brasileiras aderiram à ferramenta como canal de relacionamento, entre elas, Teresina (PI), Petrolina (PE), Curitiba (PR) e Niterói (RJ).