Ela faleceu nesta quinta-feira, em São Paulo, aos 101 anos. Para o presidente licenciado do PSD, ministro das Cidades Gilberto Kassab, sua obra continuará “impressionando e influenciando a cultura nacional”.
Tomie Ohtake: nascida no Japão, criou obra influenciou a cultura nacional.

Tomie Ohtake: nascida no Japão, criou obra influenciou a cultura nacional.

Uma das mais importantes artistas plásticas do País, Tomie Ohtake faleceu nesta quinta-feira (12), aos 101 anos. Nascida no Japão, ela estava prestes a completar 80 anos de residência no Brasil, onde chegou em 1936. Para o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, presidente licenciado do PSD, sua morte é uma grande perda para os brasileiros. “Recebi com tristeza a notícia do falecimento de Tomie Ohtake. Um dos maiores nomes das nossas artes plásticas, criou uma obra que seguirá impressionando e influenciando a cultura nacional”, disse Kassab em sua página no Facebook. “Meus sentimentos à família e aos amigos.”

Tomie Ohtake começou a pintar profissionalmente quando tinha 40 anos, após ter criado os dois filhos, os arquitetos Ruy e Ricardo. Naturalizou-se brasileira quando tinha 55 anos e se tornou um dos maiores nomes da arte abstrata no país. Dedicava-se integralmente à sua arte na casa projetada pelo filho Ruy no bairro Campo Belo, em São Paulo.

Ela contava que havia se apaixonado pelo Brasil no momento em que desembarcou no porto de Santos, aos 23 anos, quando viera visitar um irmão: “Brasil tem sol muito claro. Quando saí do navio, olhei para o céu e senti cheiro de amarelo. Ali, gostei do Brasil”. Apesar de morar há tanto tempo em São Paulo, ela jamais perdeu o forte sotaque japonês.

Tomie Ohtake estava internada desde o dia 2 no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, e faleceu vítima de um choque séptico causado por broncopneumonia.