Responsável pela redução do número de casos no município do interior paulista desde 2019, a gestão do prefeito Caio Aoqui (PSD) criou uma página com estatísticas sobre a doença e as ações do poder público

 

O prefeito Caio Aoqui

 

Para tornar ainda mais transparente a divulgação dos dados referentes aos casos de dengue em Tupã – município de cerca de 65 mil habitantes do interior do Estado de São Paulo – a gestão do prefeito reeleito Caio Aoqui (PSD) criou uma página no site oficial da Prefeitura com relatórios sobre a doença na cidade. A análise das informações, que podem ser conferidas aqui, comprova o êxito das estratégias adotadas pelo prefeito na área da saúde.

Tupã registrou 645 casos entre janeiro e novembro de 2020. Em 2019, no mesmo período, foram 6.287 casos. Somente entre janeiro e julho do ano passado, foram cerca de seis mil casos e seis mortes provocadas pela dengue.

Aoqui assumiu o cargo no final de maio de 2019, após a cassação de José Ricardo Raymundo (PV), que teve como principal justificativa a omissão do poder público diante da maior epidemia de dengue da história da cidade. “A transparência é um dos princípios fundamentais da gestão pública. Vamos continuar trabalhando na divulgação de estatísticas para que a população permaneça consciente da batalha contra a dengue”, destacou o prefeito, que foi reeleito no último dia 15 com 22.491 votos, o equivalente a 72,43% do total de votos válidos.

Além do número de infectados, a página da Prefeitura informa a quantidade de visitas aos domicílios realizadas por agentes do Departamento de Entomologias e Endemias e o total de focos eliminados de Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. A página também detalha os índices pluviométricos registrados em 2019 e 2020, que pautaram as estratégias adotadas para o combate à doença, já que o acúmulo de água favorece a proliferação do mosquito.