Premiação do governo estadual reconheceu trabalho realizado pela gestão do prefeito Caio Aoqui (PSD), que impediu a transmissão do vírus da Aids de gestantes para bebês no município do interior paulista

Caio Aoqui: É gratificante ver Tupã se tornando referência no tratamento e nas orientações sobre este assunto”

Redação Scriptum com Prefeitura de Tupã

A gestão do prefeito de Tupã, Caio Aoqui (PSD), recebeu o prêmio Luiza Matida pela eliminação, em 2022, da transmissão vertical do HIV na cidade do interior paulista. O prêmio, concedido pelo governo estadual, foi entregue ao Ambulatório de Moléstias Infecciosas, da Secretaria Municipal de Saúde. A transmissão vertical ocorre quando a criança é infectada durante a gestação, parto ou período de amamentação. “É gratificante ver Tupã se tornando referência no tratamento e nas orientações sobre este assunto. Esse prêmio é reflexo de um trabalho muito bem desempenhado e seguiremos orientando e tratando toda a nossa população”, destacou o prefeito.
O Ambulatório de Moléstias Infecciosas fornece orientações para a prevenção da transmissão vertical e sobre os riscos para a criança quando a gestante é infectada. “O sistema de saúde de Tupã tem crescido e se aprimorado nos últimos anos. Receber o prêmio é sinal de que estamos aproveitando todas essas ferramentas da melhor forma possível, garantindo a exclusão de doenças e a saúde da população. Parabenizo toda a equipe responsável e ressalto que todos os nossos funcionários são extremamente competentes em suas áreas de atuação”, disse o secretário municipal de Saúde, Miguel Ângelo de Marchi.

O prêmio é realizado pelo programa DST/Aids-SP, do governo estadual, e homenageia a pediatra e sanitarista Luiza Harunari Matida, morta em 2014, pelo trabalho no combate ao HIV e à sífilis.