Prefeito Caio Aoqui (PSD) destacou que a ampliação dos recursos reflete os avanços na economia do município do interior do Estado de São Paulo

 

 

Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Tupã

 

Administrado pelo prefeito Caio Aoqui (PSD), o município de Tupã, no interior paulista, vai receber um repasse maior da cota-parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em 2023. De acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, a cidade, com população estimada pelo IBGE em 65 mil habitantes, teve um aumento de 2,27% no Índice de Participação dos Municípios (IPM).

O prefeito comemorou a ampliação do índice e disse que a mudança reflete a melhora da economia local. Ainda segundo Aoqui, o resultado também se deve “ao trabalho dos agentes fiscais que monitoram as empresas tupãenses, à grande colaboração dos escritórios de contabilidade do município e ao apoio dos contribuintes”.

O diretor do Departamento de Arrecadação, Atendimento e Fiscalização, Gerson Pereira Richard, explicou que os impostos pagos pelos contribuintes de todos os municípios paulistas formam um “bolo”, que é dividido entre as 645 cidades do Estado. “O índice define o tamanho da ‘fatia’ de cada cidade. Isso significa que a economia de Tupã cresceu e que, com o apoio dos contribuintes que trouxeram os talões de nota, os repasses de arrecadação no ano que vem aumentarão.”

O secretário municipal de Economia e Finanças, Wilson Quiles Junior, o Quilão, ressaltou que a pontualidade no repasse do ICMS, feito pelo governo estadual, garante o pagamento de contas administrativas no setor de saúde, além de ajudar na manutenção da frota de veículos da prefeitura, em ações sociais, na folha de pagamento, entre outras despesas.