Ferramenta digital apresentada pela prefeita Dárcy Vera (foto) está dividida em sete roteiros: Roteiro 4C (café, chopp, cerveja e cachaça), Cultural, Compras, Parques, Esportivo, Gastronômico e Religioso.
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Dárcy Vera: “O guia fará muita diferença para as feiras, as exposições, as redes hoteleiras, os parques, museus e muitos outros atrativos da cidade”

A prefeita Ribeirão Preto, Dárcy Vera (PSD), lançou um Guia Digital e um Fundo Municipal de Turismo da cidade. O Guia é uma ferramenta digital que facilitará a vida dos turistas, na medida em que permite o acesso imediato, por meio eletrônico, às informações dos pontos turísticos da cidade. O projeto contou com recurso Federal, a partir de uma sobra de um convênio do Ministério do Turismo e com verba contrapartida do Município. Já o Fundo Municipal de Turismo pretende tornar o turismo de Ribeirão Preto autossustentável para estimular a capacitação e o gerenciamento de recursos financeiros destinados às ações de fomento.

Dárcy Vera, além de parabenizar as pessoas que trabalharam na realização do projeto, destacou a importância do Guia diante do atual contexto econômico. “Os turistas precisavam de um guia com informações de todas as oportunidades para compra, cultura, entretenimento e muitas outras opções que a cidade oferece. Com certeza, isto fará muita diferença para as feiras, as exposições, as redes hoteleiras, os parques, museus e muitos outros atrativos da cidade”, sublinhou.

Segundo o secretário de Turismo, Tanielson Campos, o guia está está dividido em sete roteiros: Roteiro 4C (café, chopp, cerveja e cachaça), Cultural, Compras, Parques, Esportivo, Gastronômico e Religioso. As imagens e textos do Guia serão atualizados periodicamente, dependendo do local, como o Teatro Pedro II, o Guia disponibilizará a agenda de espetáculos. Quatro totens itinerantes também permitirão o acesso ao Guia.

Tanielson destacou que o Guia poderá se tornar um gerador de recursos para a Secretaria de Turismo, uma vez que, em vários roteiros, existe a possibilidade da hospedagem de empresas, como por exemplo, no roteiro de compras, hospedar os shoppings centers, lojas e magazines. Ele disse que esse mecanismo, no entanto, será regulamentado através de edital de chamamento para que as empresas interessadas possam se cadastrar e participar do processo.

Em função disso, o secretário considerou que a criação do Fundo Municipal de Turismos (FMT), estimulará a capacitação e o gerenciamento de recursos financeiros destinados às ações de fomento ao turismo no município. “Agora o turismo da nossa cidade pode ser sustentável. Estamos entrando numa nova etapa de fomento para garantir os investimentos que trazem significativos resultados para a população, através da geração de emprego e renda, e o desenvolvimento socioeconômico”, frisou Tanielson.

Aguinaldo Rodrigues da Silva, presidente do Sindicato do Turismo (SINDTUR) e do Conselho Municipal de Turismo de Ribeirão Preto (COMTURP), enalteceu, por sua vez, o trabalho da atual administração para o fortalecimento do setor: “No que se refere ao setor de Turismo, Ribeirão tem duas etapas: antes e depois de Dárcy Vera. As ações da prefeita para manter a Agrishow, trazer eventos importantes, a criação da secretaria de Turismo, eram, há muito tempo, desejadas pelo seguimento. Estão de parabéns todos os envolvidos neste mais novo projeto que só traz benefícios para a cidade. É com muita satisfação que o Sindicato de Turismo comparece nesta solenidade”, disse.

Marcos Dias, representante de uma rede de hotéis, elogiou a iniciativa. “Há 25 anos represento o grupo Nacional Inn, e com o passar do tempo, percebo que, na opinião de nossos hóspedes, Ribeirão já não é há muito tempo uma cidade do interior. Ela possui o status de uma capital. Tenho certeza que o Guia Digital veio no momento certo. Tem muita gente vindo a Ribeirão e essas pessoas precisavam desse auxílio eletrônico”, considerou.

Karina Mattaraia, do departamento de marketing de um shopping center local, deu destaque ao turismo de fim de semana. “O novo Guia é de extrema importância para Ribeirão e região. A cidade recebe aos finais de semana um público. São os visitantes de final de semana que são de municípios vizinhos. É de extrema importância disponibilizar as opções de lazer, compras, entretenimento para que esses consumidores tenham ciência das opções. Este é um ponto muito positivo para Ribeirão”,