Em Ubatuba, no litoral norte paulista, a gestão do prefeito Délcio Sato (PSD) iniciou nesta segunda-feira (16) o projeto piloto de coleta seletiva em bairros da região central do município. O serviço será realizado às segundas-feiras no Itaguá, Barra da Lagoa, Acaraú, Parque Vivamar e Estufa I, e, às quintas, no Centro, Silop, Sumaré e Umuarama, sempre no horário diurno.
Moradores e turistas dessas regiões devem separar o lixo orgânico do lixo seco. Vidros e lixo eletrônico, como aparelhos de TV, rádios e computadores, devem estar em sacos separados e sinalizados, assim como objetos cortantes e pontiagudos.
Os materiais recolhidos são levados ao transbordo, onde passam pela triagem da Coco e Cia (Associação de Reciclagem de Coco Verde e Catadores de Materiais Recicláveis de Ubatuba). Para conscientizar os estudantes a respeito da importância do projeto, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente prepara uma cartilha ambiental.
“Este projeto piloto vem ao encontro dos anseios da população, que há muito tempo vem pedindo pela coleta seletiva. Além de ser um ponto importante para o desenvolvimento sustentável da cidade, a implementação do programa gera emprego e renda, fomentando também a criação de cooperativas e proporcionando mais dignidade aos catadores e catadoras de nossa cidade”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Wilber Cardozo.