Decreto assinado pelo prefeito Délcio Sato (PSD) determina que estabelecimentos poderão funcionar com ocupação máxima de 30% do espaço reservado aos clientes

Prefeitura avaliará a pertinência de todas as permissões, que poderão ser revistas a qualquer momento, de acordo com critérios técnicos e a situação epidemiológica do município

 

Desde esta segunda-feira (1º), os comerciantes de Ubatuba, no litoral Norte paulista, puderam reabrir seus estabelecimentos, de maneira gradual e em conformidade com as regras estabelecidas pelo prefeito Délcio Sato (PSD) no decreto 7353/20. Entre as determinações que constam no texto do documento estão a utilização de máscaras descartáveis, a proibição do uso de provadores e a ocupação máxima de 30% do espaço reservado aos clientes. A área de cada estabelecimento deve constar em local visível para os órgãos de fiscalização.

O decreto, que segue as diretrizes do Plano São Paulo, do Governo do Estado, também estabelece a limpeza e desinfecção frequente dos sistemas de ar-condicionado, higienização de proprietários e clientes e proibição do uso de provadores. Funcionários e proprietários com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes ou portadores de doenças crônicas não poderão realizar atendimento ao público. A íntegra do decreto pode ser conferida aqui.

Prefeito Délcio Sato pediu a colaboração dos moradores

O prefeito pediu que a população continue tomando os cuidados necessários para o combate à covid-19 na cidade, que tem cerca de 90 mil habitantes. “Precisamos seguir as orientações das autoridades sanitárias. Sair de casa deve ser extremamente necessário e com o uso de máscaras”, destacou Sato, que prorrogou até 15 de junho, por meio do decreto, o período de quarentena no município.

Além das regras gerais, cada setor deverá respeitar determinações específicas. A administração dividiu os serviços autorizados para a reabertura em cinco grupos: comércio em geral, estabelecimentos do ramo alimentício, garagens náuticas, quiosques de praia e concessionárias e lojas de veículos.

Os quiosques, por exemplo, não poderão oferecer serviços self-service e, assim como outros estabelecimentos do ramo alimentício, somente poderão funcionar de segunda a sexta-feira. Os cinemas, áreas de lazer, espaços para jogos e parques infantis dos shopping centers vão continuar fechados.

A Prefeitura avaliará a pertinência de todas as permissões, que poderão ser revistas a qualquer momento, de acordo com critérios técnicos e a situação epidemiológica do município.

Casos

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela administração neste domingo (31), Ubatuba tem 58 casos confirmados de covid-19 e duas mortes provocadas pela doença. Outros sete pacientes aguardam os resultados de exames laboratoriais.