Em palestra promovida pelo Espaço Democrático, o norte-americano David J. Samuels mostra estudo sobre o eleitor brasileiro e sua relação com os partidos políticos

Samuels: “Nossos levantamento mostram que a relação com os partidos se dá tanto de forma positiva como negativa, com atitudes fortes em ambos os casos”.

 

Autor de abrangente estudo sobre o comportamento do eleitor brasileiro, o cientista político norte-americano David J. Samuels foi o palestrante do encontro promovido pelo Espaço Democrático – a fundação para estudos e formação política do PSD – na sexta-feira (10). No debate, que teve a participação de consultores da fundação, Samuels mostrou que suas pesquisas o convenceram de que o eleitor, no Brasil, é fortemente influenciado por sua posição em relação aos partidos, embora, paradoxalmente, eleitores de siglas antagônicas não exibam grande diferença de opinião entre si.

Com transmissão ao vivo pela página do Espaço Democrático no Facebook (veja a íntegra aqui), o evento promovido pela fundação do PSD integra série de debates realizados para analisar questões relevantes de administração pública e produzir conteúdo para orientação de integrantes do partido.

 

 

No Encontro Democrático de sexta, coordenado pelos cientistas políticos Rogério Schmitt e Rubens Figueiredo, o estudioso norte-americano, que é professor na Universidade de Minnesota e PhD em ciência política pela Universidade da Califórnia, em San Diego, destacou aspectos do livro “Partisans, Antipartisans, and Nonpartisans: Voting Behavior in Brazil” (em tradução livre, “Partidários, Antipartidários e Não Partidários: Comportamento de Voto no Brasil”), escrito em parceria com o cientista político brasileiro Cesar Zucco, da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro.

Baseados em dados apurados pelo Instituto Datafolha e em pesquisas próprias, Samuels e Zucco apontam, no livro, que os partidos têm forte influência na formação de opinião dos eleitores brasileiros, que, em percentuais expressivos, mostram identificação efetiva com as agremiações políticas. “Nossos levantamentos”, disse Samuels em sua palestra no Espaço Democrático, “mostram que a relação com os partidos se dá tanto de forma positiva como negativa, com atitudes fortes em ambos os casos”.

Dessa forma, explicou, cerca de 40% do eleitorado têm o PT como ponto de referência, em relação ao qual coloca-se contra ou a favor. “As pesquisas que fizemos indicam ainda que o PT continua sendo o partido com mais simpatizantes ou afinidade partidária, seguido de longe por PSDB e MDB”, informou.

Samuels lembrou ainda que a lente partidária é usada por eleitores para avaliar a realidade, no que chamou de “raciocínio motivado”. Segundo ele, por meio desse tipo de raciocínio, “a realidade é interpretada, até com certo grau de hipocrisia”, de acordo com a afinidade partidária de cada um. Algumas vezes, mesmo em pontos em que ambos os lados concordam, como nas questões de distribuição de renda e de corrupção, a avaliação do eleitor segue a linha partidária. Quem é antipetista critica o Bolsa Família, mesmo sendo favorável a programas de distribuição de renda, e quem é petista tende a minimizar a importância do combate à corrupção.

Essa percepção, disse o especialista norte-americano, se soma ao fato de que as pesquisas indicam ainda não haver diferenças de opinião expressivas entre os dois grupos de eleitores. Segundo ele, não existe divisão clara entre os segmentos da sociedade que apoiam este ou aquele partido, da mesma forma que posições em relação a temas como ideologia, distribuição de renda e aborto, por exemplo, não explicam a afinidade partidária. “Nosso levantamento mostra que é um mito a ideia de que petistas são de esquerda e antipetistas são de direita”, conclui.