
A prefeita Capitã Lucimara
Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Valinhos
A melhoria dos serviços oferecidos na rede pública de saúde, a retomada das cirurgias eletivas e a implantação de um laboratório na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Valinhos, município de 133 mil habitantes do interior do Estado de São Paulo. Essas foram algumas das realizações da gestão da prefeita Capitã Lucimara (PSD) no primeiro semestre deste ano. “Estamos focando em garantir um sistema de saúde público digno e de muita qualidade aos valinhenses. Não medimos esforços para implantar medidas que melhorem os atendimentos na área e atendam às demandas represadas de pacientes que esperam há anos por procedimentos”, garante a prefeita.
O novo laboratório da UPA, que funciona desde o final de junho, reduziu o tempo de espera pelos resultados dos exames para apenas uma hora. Antes, quando a análise era feita em laboratório externo, o processo demorava cerca de quatro horas. Entre os meses de abril e maio, a demanda por exames laboratoriais aumentou 22,63%. O laboratório já realizou 8.808 exames, entre eles o hemograma e o de urina. Ao todo, foram atendidos 1.438 pacientes.
A administração municipal também substituiu a empresa que atuava na Unidade Especial de Atendimento Pediátrico, Ginecológico e Obstétrico (Upinha), em função do descumprimento dos plantões. A iniciativa resolveu o problema da falta de médicos na unidade. Dois psiquiatras foram contratados para o Centro de Atendimento Psicossocial (Caps Infantil).
Cirurgias eletivas
Capitã Lucimara assinou contrato com a Santa Casa para que o hospital voltasse a oferecer cirurgias eletivas, que foram interrompidas durante a fase mais crítica da pandemia de covid-19. A medida vai beneficiar cerca de três mil moradores que aguardavam por esses procedimentos.
Para zerar a fila de espera neste ano, a prefeitura vai investir cerca de R$ 10 milhões. Além disso, serão utilizados outros R$ 4 milhões provenientes de emendas impositivas apresentadas por vereadores de Valinhos. “Tivemos muitos avanços que já nos trazem resultados positivos agora e outros que trarão a longo prazo. Temos a certeza de que estamos trabalhando e pensando no paciente em primeiro lugar”, destaca o secretário municipal de Saúde, Luiz Gabriel Signorelli.