Redação Scriptum com portal de notícias Band.Uol
Em função dos incêndios florestais em Valinhos — município de 126 mil habitantes do interior de São Paulo — a prefeita Lucimara Godoy (PSD) decretou situação de emergência na cidade nesta quarta-feira (4). O decreto também instituiu o Comitê Gestor de Combate a Incêndios. A área mais afetada é a Serra dos Cocais, onde cerca de 227 mil metros quadrados de vegetação já foram consumidos pelo fogo, que começou no sábado (31) e tinha sido contido na segunda-feira (2).
As queimadas recomeçaram e foram agravadas pelo tempo seco. Segundo a Defesa Civil de Valinhos, a última chuva forte registrada no município ocorreu no dia 26 de maio. Além disso, a temperatura na cidade, que enfrenta onda de calor, pode chegar a 39°C nos próximos dias.
Candidata à reeleição, Lucimara cancelou todos os compromissos de campanha marcados para esta quinta-feira (5). A prefeita está acompanhando os trabalhos realizados na Serra dos Cocais pelos bombeiros, que devem receber o reforço de um grupamento do Exército neste sábado (7). De acordo com o Comandante do Corpo de Bombeiros, Bruno Gobbo, outras áreas suscetíveis a incêndios, como a Mata da Tapera, a Estação Ecológica da Reforma Agrária, a fazenda Remonta e o Morro dos Macacos, estão sendo monitoradas por satélite.
Olímpia
No dia 27 de agosto, incêndios florestais fizeram com que o prefeito de Olímpia, Fernando Cunha (PSD), publicasse um decreto que colocou a cidade da região Noroeste de São Paulo em situação de emergência ambiental por 90 dias. Mais informações podem ser conferidas aqui.