Em levantamento da empresa de consultoria Bright Cities, município governado pela prefeita Capitã Lucimara Godoy (PSD) conquistou a terceira posição na Região Metropolitana de Campinas (RMC)

Estudo contou com cinco pilares: prosperidade, gestão, bem-estar, segurança, infraestrutura e serviços básicos.

Redação Scriptum com Prefeitura de Valinhos

Sob a gestão da prefeita Capitã Lucimara Godoy (PSD), o município de Valinhos conquistou a terceira posição na Região Metropolitana de Campinas (RMC), no interior de São Paulo, no ranking Cidade Sustentável 2024, elaborado pela empresa de consultoria Bright Cities. A cidade, com população estimada em 126 mil habitantes, ficou atrás apenas de Campinas (1º) e Americana (2º). No Estado, Valinhos obteve a 17ª colocação. Entre os 319 municípios brasileiros com mais de 100 mil moradores, incluindo as capitais, ficou no 28º lugar.

O diagnóstico da Bright Cities levou em consideração indicadores da Organização Internacional de Padronização (ISO) 37120 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas. O estudo contou com cinco pilares: prosperidade, gestão, bem-estar, segurança, infraestrutura e serviços básicos.

Entre os itens analisados no levantamento estão conectividade, consumo de água, número de empresas, número de leitos hospitalares, mortalidade infantil e a coleta de lixo. “Na segurança, nosso sistema com mais de mil câmeras de monitoramento foi um divisor de águas. Na saúde, resolvemos problemas crônicos de falta de remédios, implantamos prontuários eletrônicos e a Farmácia 24 horas. Na educação, reformulamos a merenda, adquirimos tecnologia e entregamos novas creches. Nos bairros, estamos levando asfalto novo. Temos muito a fazer, mas os indicadores confirmam que Valinhos está no caminho certo”, destaca a prefeita.

Ainda segundo Capitã Lucimara, uma das prioridades da atual gestão é a oferta de atendimento humanizado para a população. “A implantação do Programa Saúde da Família, do Centro de Referência do Autismo e as reformas dos prédios que oferecem os serviços públicos são exemplos da nossa missão de cuidar das pessoas”.