Unidade inaugurada pela prefeita Capitã Lucimara (PSD) permite que forças policiais compartilhem informações estratégicas por meio do sistema de videomonitoramento

A prefeita Capitã Lucimara em visita ao Centro de Operações e Inteligência da Guarda Civil Municipal (COI).

Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Valinhos

Para reforçar o combate à criminalidade em Valinhos, no interior do Estado de São Paulo, a prefeita Capitã Lucimara (PSD) implantou o Centro de Operações e Inteligência da Guarda Civil Municipal (COI). A unidade possibilita o compartilhamento de informações entre todas as forças de segurança na cidade, por meio de videomonitoramento. Inaugurado na quinta-feira (12), em evento que contou com diversas autoridades policiais e políticas, o COI também fornecerá informações para órgãos como a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e a Defesa Civil.
O Centro de Operações e Inteligência abriga um telão composto por nove monitores de alta definição e começou a ser implantado no início da atual gestão, em 2021. “Triplicamos o investimento em segurança em Valinhos. Mas o que estamos inaugurando vale muito mais, significa bem mais que as cifras. É da segurança da nossa população que estamos falando”, disse a prefeita.
Atualmente, Valinhos conta com 16 câmeras nas entradas e saídas da cidade. Os pontos foram escolhidos de maneira estratégica para a identificação e recuperação de veículos furtados ou roubados.
Ainda neste semestre, a prefeitura pretende consolidar a “muralha digital”, com um total de 23 câmeras. “Através dessas câmeras é possível também monitorar procurados pela Justiça ou envolvidos em crimes. Valinhos foi um dos primeiros municípios do País a assinar um convênio para a implantação do Sistema Córtex, do Ministério da Justiça, tecnologia de inteligência artificial considerada uma das maiores ferramentas de vigilância e controle do Brasil. De forma digital, a corporação acessa bancos de dados de todo o Brasil, a partir do patrulhamento e averiguação pelos guardas municipais de pessoas e veículos nas ruas da cidade”, disse Capitã Lucimara.