Em 2023, valor investido pelo governo da prefeita Lucimara Godoy (PSD) foi o dobro do índice mínimo exigido pela Constituição Federal

No início do ano passado, Valinhos passou a contar com uma nova central de medicamentos que funciona 24 horas.

Redação Scriptum com Prefeitura de Valinhos

Governado pela prefeita Lucimara Godoy (PSD), o município de Valinhos, no interior do Estado de São Paulo, investiu na área da saúde, em 2023, o dobro do índice exigido pela Constituição Federal. No ano passado, o montante chegou a R$ 184.684.044,83 — o que representa cerca de 30% do orçamento municipal. O índice mínimo constitucional é de 15%. As informações constam em balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira (4).

A taxa registrada em 2023 confirma a tendência de aumento dos investimentos em saúde nos últimos anos. Em 2021 e 2022, os índices foram de 24,51% e 26,77%, respectivamente. “Ainda temos muito a melhorar numa área complexa como a saúde, evidentemente, mas os números confirmam as melhorias que eram aguardadas há muito tempo e os resultados positivos”, afirma a prefeita.

No início do ano passado, Valinhos passou a contar com uma nova central de medicamentos. “Não há mais desperdícios por conta de goteiras e regularizamos o estoque. Hoje não faltam medicamentos da rede municipal e conseguimos entregar a Farmácia 24 horas, além de estabelecer o funcionamento diário em todas as unidades básicas de saúde”, ressalta Lucimara Godoy. A prefeita cita outras realizações da atual gestão, entre elas o novo laboratório de exames e o Centro de Referência do Autismo de Valinhos (CAV).

O secretário municipal de Saúde, João Gabriel Vieira, elenca mais iniciativas da prefeitura que melhoraram o atendimento oferecido à população, como a implantação do prontuário eletrônico e as reformas nas unidades da rede de saúde.