Prefeitura implanta o projeto Guardiã Maria da Penha, oferece aulas de defesa pessoal e planeja ações em parceria com o Ministério Público. “É nosso papel proteger e acolher as vítimas, impedindo novas crueldades contra elas", afirma a prefeita Capitã Lucimara (PSD)

A prefeita Capitã Lucimara conversa com a subinspetora Rose

 

 

Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Valinhos

 

Preocupada com a segurança das mulheres em Valinhos — município de cerca de 133 mil habitantes do interior do Estado de São Paulo — a gestão da prefeita Capitã Lucimara (PSD) investe em políticas públicas para o combate à violência doméstica. Entre as medidas adotadas pela prefeitura está a implantação do projeto Guardiã Maria da Penha, realizado com agentes da Guarda Civil Municipal (GCM).

O objetivo é garantir a segurança das vítimas por meio de visitas domiciliares e, quando necessário, encaminhá-las para atendimento nos serviços especializados. Em cerca de um mês de atividade, 11 moradoras da cidade que têm medidas protetivas estabelecidas pela Justiça já foram beneficiadas pela iniciativa.

Além disso, três casos foram solucionados e os agressores deixaram de ter contato com a vítimas. “É nosso papel proteger e acolher as vítimas, impedindo novas crueldades contra elas”, afirma Capitã Lucimara.

A subinspetora da Guarda Civil Municipal, Rose Santos, coordenadora do projeto Guardiã Maria da Penha, informou que as vítimas são visitadas diariamente. “Tem dado certo. Quando entramos em ação, acontece o afastamento e a perda de contato com os agressores. Ou seja, só a elaboração do boletim de ocorrência não resolve, é preciso ter um suporte prático na proteção”, explica Rose.

Mais iniciativas

A prefeita também encaminhou para a Câmara Municipal um projeto de lei, ainda em tramitação, que estabelece o convênio com o Ministério Público do Estado de São Paulo para ações de combate à violência doméstica. “Estamos trabalhando para avançar em todas as frentes possíveis e proporcionar o empoderamento feminino, para que as mulheres percam o medo e vejam o poder público como um aliado e protetor da sua integridade e cidadania”, enfatizou o secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz.

Outra iniciativa da prefeitura é o curso de defesa pessoal para mulheres, com aulas gratuitas desenvolvidas pela Guarda Civil Municipal na sede da corporação.