A ação está sendo feita com todos os pacientes que passam com suspeita de Covid na UPA; o resultado sai em 15 minutos, com eficácia de 98%

Cidade passa a contar com um teste considerado padrão ouro na testagem para covid

 

Com avanço rápido na vacinação e queda nas internações, Valinhos tem apresentado resultados importantes no enfrentamento à covid. E, para ampliar este controle, a prefeita Capitã Lucimara, do PSD, anunciou mais uma ação importante: testes rápidos de antígenos, com 98% de eficácia e resultado em 15 minutos, para todos os pacientes com suspeita da doença que são atendidos na UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

Com esta ferramenta, a cidade passa a contar com um teste tão eficaz quanto o RT-PCR, considerado padrão ouro na testagem para covid, e assim trazer mais segurança aos pacientes e, ao mesmo tempo, eficácia maior no controle da pandemia na cidade. São 6.220 testes fornecidos pelo Estado ao município para detectar a doença ainda na fase inicial da infecção, apresentando eficácia de 97,6%.

“Este teste rápido promove muita praticidade, pois seus resultados são lidos em apenas 15 minutos, com um grau de efetividade de quase 98% logo nos primeiros dias de sintomas. Os pacientes que procuram atendimento na triagem já saem com o resultado em mãos e, se positivos, são orientados pela equipe de saúde. Esta medida contribui para que o município amplie as políticas de testagem e o monitoramento dos casos de covid-19”, disse a prefeita Capitã Lucimara.

Atendimentos

No primeiro quadrimestre deste ano foram realizados mais de 12.200 atendimentos na tenda de triagem de covid-19 da UPA de Valinhos. Somente em março, quando houve o pico da pandemia no município, houve o registro de 3.655 atendimentos. Já no segundo quadrimestre (parcial de maio a julho), foram realizados 7.603 atendimentos na triagem. Num comparativo entre o mês com maior pico de atendimentos, em março, e julho, quando foram 1.965 registros, houve uma queda da ordem de 46,23% da procura pelo serviço.

Vacinação acelerada

Além da queda no número de atendimentos na triagem, o município vem apresentando redução no número de internações nos dois hospitais, se comparado com o pico da pandemia, no mês de março, de 60,43% até esta terça-feira (3), em UTIs e enfermarias, segundo dados da Secretaria da Saúde.

“Temos convicção de que a vacinação acelerada e muito bem organizada em nosso município tem contribuído com a redução no número de atendimentos na triagem da UPA e, principalmente, de internações. A força-tarefa em Valinhos para antecipar o calendário de imunização contra a Covid-19 tem feito toda a diferença e pretendemos avançar mais. Até o final de novembro projetamos vacinar 100% da população acima de 18 anos com as duas doses ou dose única dos imunizantes”, destacou a secretária de Saúde, Carina Missaglia.

Conforme dados da vacinação no município, até o dia 3 de agosto, 31,35% da população acima de 18 anos já estava completamente imunizada, com previsão de 100% ao final de novembro.