Em 2023, o município governado pela prefeita Capitã Lucimara Rossi de Godoy (PSD) registrou apenas uma ocorrência desse tipo de crime

Centro de Operações e Inteligência, implementado na gestão da Capitã Lucimara

Redação Scriptum com Prefeitura de Valinhos

Sob a gestão da prefeita Capitã Lucimara Rossi de Godoy (PSD), o município de Valinhos, no interior do Estado de São Paulo, teve, em 2023, a menor taxa de homicídios em dez anos. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, a cidade, com população estimada pelo IBGE em 126 mil moradores, registrou apenas uma ocorrência desse tipo de crime, o que representa um índice de 0,79 por 100 mil habitantes. O número é sete vez menor que a média do Estado (5,72).

Capitã Lucimara destacou que a redução dos índices de criminalidade em Valinhos é resultado dos investimentos realizados pela prefeitura. “O monitoramento Olho Vivo já conta com mais de mil câmeras, inclusive dentro das escolas municipais. Nós também aumentamos o efetivo da Guarda Civil Municipal em 30% e renovamos em 26% a frota de viaturas. Já somos a terceira cidade mais segura do Brasil”, lembrou a prefeita.

A atual gestão municipal também criou a patrulha Maria da Penha e implantou o Centro de Operações e Inteligência (COI), onde as imagens registradas por câmeras espalhadas pela cidade são analisadas em tempo real. “As imagens e os dados das placas dos veículos são cruzados com as informações dos sistemas mais avançados que existem em segurança pública”, explica o secretário municipal responsável pela área, Argeu Alencar da Silva.

Em um ano de funcionamento do COI, 18 pessoas foram presas, inclusive o autor do único homicídio registrado em Valinhos. O sistema implantado pela prefeitura permite a integração, em tempo real, dos serviços da Guarda Civil Municipal e das polícias Militar e Civil, compartilhando dados do município com outras 34 cidades.