“Zerar a demanda reprimida de exames e cirurgias, assim como já fizemos com várias especialidades, era um dos principais objetivos do nosso plano de governo”, afirma a prefeita Capitã Lucimara Godoy (PSD)

A moradora Estela Soares de Toledo: mulheres com 40 anos ou mais podem realizar o exame sem o pedido médico

 

Redação Scriptum com Prefeitura de Valinhos

 

Em Valinhos, município de 126 mil habitantes do interior do Estado de São Paulo, a gestão da prefeita Capitã Lucimara Godoy (PSD) zerou a fila para a mamografia, exame fundamental para a detecção precoce do câncer de mama. Desde o início de agosto, o Ônibus da Mamografia, estacionado no Centro de Artes, Cultura e Comércio (CACC), atendeu cerca de 550 pacientes agendadas. “Nenhuma mulher aguarda mais pela mamografia em Valinhos. Demos mais um grande passo na saúde pública da nossa cidade. Zerar a demanda reprimida de exames e cirurgias, assim como já fizemos com várias especialidades, era um dos principais objetivos do nosso plano de governo”, afirma a Capitã Lucimara.

O secretário municipal de Saúde, João Gabriel Vieira, também destacou a importância da iniciativa. “Suprimos 100% da demanda com os 550 exames realizados no ônibus contratado pela prefeitura e os 230 procedimentos mensais na clínica prestadora do município.”

Mulheres com 40 anos ou mais podem realizar o exame sem o pedido médico. Desde quarta-feira (30), o projeto da prefeitura atende na avenida dos Esportes, na Vila Olivo, das 8h às 16h30. Os atendimentos no local terminam nesta sexta-feira (1). Mais informações sobre o exame podem ser conferidas aqui.

Raquel Estela Soares de Toledo era uma das moradoras de Valinhos que estavam na fila de espera para a mamografia. “Eu achei ótima a vinda do ônibus, o atendimento foi rápido. É importante termos esse cuidado com o nosso corpo e, se descobrirem algo, o tratamento é mais certeiro”, afirma a usuária do serviço.